
A solicitação de medicamentos de alto custo ficou mais acessível para os piauienses com a digitalização do serviço pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). Em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), agora é possível fazer o pedido online pelo aplicativo Gov.pi Cidadão.
Com essa novidade, os usuários podem localizar a unidade da Farmácia do Povo mais próxima e solicitar seus medicamentos diretamente pelo app. Atualmente, a Farmácia do Povo atende em 11 Regionais de Saúde do estado.
Como funciona o serviço?
Para utilizar a plataforma, é necessário se cadastrar no aplicativo e acessar a seção “Farmácia do Povo”, onde é possível:
•Fazer a solicitação do medicamento anexando a prescrição médica e documentos necessários.
•Acompanhar o status do pedido de forma transparente.
•Agendar a retirada do medicamento, evitando filas e longas esperas.
•Reagendar a retirada, caso não possa comparecer na data marcada.
•Receber notificações sobre atualizações no pedido e lembretes de retirada.
De acordo com Dirceu Campelo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, o novo processo beneficiará mais de 20 mil pacientes cadastrados, reduzindo filas e tornando o atendimento mais ágil.
Medicamento em Casa
Além da solicitação pelo app, o programa Medicamento em Casa oferece a entrega de medicamentos diretamente na residência do paciente, serviço disponível para moradores de Teresina.
Para aderir, o usuário precisa preencher um termo de adesão na unidade matriz da Farmácia do Povo (Rua David Caldas, Teresina) ou digitalmente pelo aplicativo. O cadastro exige nome completo, CPF, cartão SUS, telefone e endereço atualizado.
O programa abrange mais de 100 tipos de medicamentos de protocolos especializados, fornecidos tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Governo do Estado.
Fonte: CCOM PI