Saúde

AGORA TEM ESPECIALISTAS

Mais de 900 cirurgias, consultas e exames serão realizados no Piauí no mutirão do SUS

Iniciativa pretende reduzir tempo de espera por atendimento na rede pública

Sábado - 13/12/2025 às 08:29



Foto: Mutirão vai atender pacientes do SUS previamente agendados
Mutirão vai atender pacientes do SUS previamente agendados

Começou neste sábado, 13, o maior mutirão de cirurgias da história do SUS com a participação de 188 hospitais em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, no Piauí serão mais mais de 900 cirurgias, consultas e exames até amanhã, dia14.  A iniciativa do programa Agora Tem Especialistas deve realizar 11,5 mil cirurgias, que fazem parte do total 61,6 mil procedimentos ofertados em todo o país. 

O objetivo prioritário da ação é desafogar a demanda reprimida por cirurgias, reduzindo o tempo de espera nas áreas de gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia, além de plásticas reparadoras. Outros procedimentos também serão oferecidos, como consultas especializadas e exames, a exemplo de ultrassonografias, tomografias, endoscopias, ressonâncias magnéticas e consultas especializadas.  

“Neste sábado e domingo, vamos realizar o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participarão de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O mutirão vai atender pacientes do SUS previamente agendados. Entre as cirurgias oferecidas estão: bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia.

Criado para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o programa Agora Tem Especialistas se consolidou, ao longo de 2025, como uma das ações estruturantes do governo federal para ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada. Além dos mutirões, outras iniciativas estão em andamento, como as carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem, que já oferecem atendimento em todos os estados; a ampliação de horários de funcionamento de serviços de saúde; o provimento e formação de mais médicos especialistas; e a parceria com hospitais privados para atendimento complementar e gratuito ao SUS mediante abatimento de dívidas com a União.

Com essas estratégias integradas, o programa vem promovendo impacto direto na vida da população, reduzindo o tempo de espera, ampliando a resolutividade e garantindo que milhares de pessoas possam iniciar o próximo ano com mais saúde, dignidade e acesso à assistência especializada pela rede pública de saúde.

Mais conteúdo sobre:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: