Saúde

Ministro assina portaria que habilita tratamento de câncer em Parnaíba

Saúde Marcelo Castro serviço oncologia Parnaíba câncer tratamento

Quinta - 18/02/2016 às 23:02



Foi assinada hoje (18), pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, a portaria que habilita o serviço de oncologia em Parnaíba, norte do Piauí. Isso significa que o tratamento de câncer na cidade pode funcionar assim que a portaria for publicada no Diário Oficial da União e marca o início da descentralização do tratamento de câncer no Piauí, que até agora, funciona em um único hospital em Teresina. “Essa conquista é a que me deixou mais feliz no meu mandato parlamentar”, disse o deputado federal Assis Carvalho.

Ele e o prefeito do município, Florentino Neto, presenciaram a assinatura do documento que reconhece que o serviço reúne todos os pré-requisitos no atendimento de assistência aos pacientes com câncer. E vai atender, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a pacientes de toda a região norte.

“Nosso objetivo é ampliar as estruturas de saúde para que as pessoas possam ter acesso ao atendimento de qualidade em cidades mais perto de onde moram. Já conseguimos autorização para o Hospital Universitário ampliar o atendimento na capital. Agora, vai iniciar em Parnaíba. E começou a estruturação para oferecer o serviço em Oeiras. Vamos articular ampliação da rede de atendimento para mais municípios do sul do estado”, disse Assis.

Para o prefeito é um fato histórico."Agradeço muito ao meu grande companheiro de todas as lutas, deputado Assis Carvalho, contra esta doença que exige tantos cuidados", destacou Florentino. "O deputado Assis tem uma vinculação forte com a saúde, sempre fez um trabalho parlamentar voltado para todas as causas nacionais, mas sempre com foco na saúde", afirmou Marcelo Castro.
O projeto para habilitar a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Parnaíba é uma parceria da Prefeitura de Parnaíba, Secretaria de Estado da Saúde, Governo Federal, Clínica João Silva Filho e SPMIP (Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância de Parnaíba). E contou com o empenho de parceiros como o governador Wellington Dias, o secretário de Saúde, Francisco Costa, Thiago Almendra – da Clínica João Silva Filho - e Mirocles Veras (SPMIP).

Fonte: Deputado Federal Assis Carvalho

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: