
Dentre tantas campanhas, Setembro também é o mês de conscientização sobre a alopecia areata, uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os fios começam a cair, resultando em falhas circulares sem pelos ou cabelos, o paciente pode perder todo o cabelo da cabeça ou os pelos de todo o corpo, contudo esses casos são raros.
A SBD explica que a alopecia areata não é contagiosa e estudos estimam que cerca de 5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo. As causas da doença podem estar relacionadas a fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos, que podem desencadear ou agravar o quadro. Contudo, as causas da alopecia ainda são desconhecidas pela ciência.
Embora a doença não seja clinicamente grave, pode afetar o estado emocional dos pacientes. A SBD recomenda:
Procurar se informar sobre a doença. Conhecer mais sobre o problema ajuda a compreender a evolução da doença e reduzir a ansiedade.
Usar maquiagem para minimizar a aparência da perda do cabelo.
Investir em perucas, chapéus e lenços para proteger a cabeça. Além de serem estilosos, deixam o visual mais moderno.
Reduzir o estresse: as crises agudas de queda podem se associar a períodos críticos de estresse, tais como problemas no trabalho ou na família, mortes, cirurgias, acidentes etc.
Para lembrar a data, a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ) lançou um vídeo com depoimento de médicos dermatologistas e pacientes, assista: