Saúde

Leitos de UTI para pacientes com Covid estão 100% ocupados em São Raimundo Nonato

Esta é a primeira vez que o município está com todos os leitos de UTI ocupados

Alinny Maria

Segunda - 19/10/2020 às 09:36



Foto: Agência Brasil A Covid-19 está deixando as UTIs lotadas
A Covid-19 está deixando as UTIs lotadas

O Piauí está com 52,1% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 ocupados. Desde o início da pandemia, esta é a primeira vez que o Hospital Regional Senador Candido Ferraz, em São Raimundo Nonato, atingiu 100% de lotação da UTI. O hospital tem 15 leitos de UTI Covid e a maioria estão ocupados por pacientes jovens.

Além disso, São Raimundo Nonato conta com 20 leitos clínicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde quatro estão ocupados. O secretário municipal de Saúde do município. Jussival Júnior, atribui o crescimento de casos da Covid-19 à flexibilização das atividades econômicas e sociais.  Para ele, desde que houve a reabertura dos bares, restaurantes e outras atividades que gerem aglomerações, houve um aumento nos casos da doença.

Em Teresina, o Hospital São Marcos está com 93% da UTI lotada. O São Marcos tem 30 vagas na UTI e 28 estão com pacientes em estado grave. Em seguida vem o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, antigo HDIC, que está com 85% de lotação na UTI. O hospital tem 20 leitos de UTI e 15 estão ocupados. Em quarto lugar vem  Hospital Infantil Lucidio Portella, também em Teresina, que está com 83% da UTI ocupada. 

Quanto a taxa de ocupação das UTIs, Teresina está com 53,6% dos leitos ocupados, ou seja, dos 237 leitos, sendo 127 ocupados e 110 livres. No interior do Piauí, a taxa de ocupação é de 49,2%. Dos 124 leitos UTI Covid, 61 estão ocupados e 63 estão livres.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: