Saúde

MORTE RÁPIDA

Infecção bacteriana grave mata jovem de 38 anos, irmão de deputado, em Teresina

A causa da morte teria sido uma infecção provocada por uma bactéria. Familiares e amigos ficaram chocados com a rapidez da evolução da doença

Por Luiz Brandão

Quarta - 03/09/2025 às 23:01



Foto: Álbum da família Cleyson Alves da Silva morreu vítima de uma infecção bacteriana
Cleyson Alves da Silva morreu vítima de uma infecção bacteriana

O jovem Cleyson Alves da Silva, 38 anos, morreu no início da noite desta quarta-feira (03/09) vítima de uma infecção generalizada, de evolução extremamente rápida. Conhecido por seu porte físico forte, ele faleceu, segundo um familiar, após 1 mês de internação em um hospital de Teresina, deixando familiares e amigos em estado de choque.

De acordo com as informações, Cleyson contraiu uma bactéria agressiva que rapidamente levou à necessidade de hospitalização e, infelizmente, evoluiu para um quadro fatal. A família não divulgou qual microrganismo foi o responsável pela infecção.

A morte surpreendeu pelo curto espaço de tempo entre a contaminação e o óbito, destacando a virulência de algumas bactérias que podem desencadear uma resposta inflamatória sistêmica avassaladora no organismo, chamada de sepse. 

Cleyson era irmão do deputado estadual Hélio Rodrigues (PT), que se encontrava em Brasília para a posse do ministro Carlos Augusto Pires Brandão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao ser informado da morte do irmão, o parlamentar antecipou seu retorno ao Piauí e deve chegar a Teresina ao meio-dia desta quinta-feira (4) para acompanhar o velório.

O corpo de Cleyson será velado em sua cidade natal, Hugo Napoleão, local onde residia com a família. A rapidez da tragédia serve como um alerta sobre a importância de buscar atendimento médico imediato diante de sinais de infecção severa, como febre alta, mal-estar intenso, confusão mental, manchas na pele e queda de pressão.

Suspeitas

A família não soube informar que bactéria Cleyson possa ter contraído. Dois médicos consultados pela reportagem do Portal Piauí Hoje indicam que bactérias como Streptococcus pyogenes (popularmente associada à "doença comedora de carne") e Neisseria meningitidis (que causa meningite meningocócica) são conhecidas por provocarem infecções de progressão extremamente rápida e letal, principalmente se não diagnosticadas e tratadas com agilidade e precisão necessárias.

O que diz a literatura médica 

De acordo com descobertas da Medicina, o Streptococcus pyogenes causa várias doenças, desde infecções de pele e garganta como o impetigo, erisipela e faringite estreptocócica, até condições mais graves e fatais como a fasceíte necrosante, síndrome do choque tóxico estreptocócico e complicações pós-infecciosas como a febre reumática e a glomerulonefrite.

Já os Neisseria meningitidis (meningocócicos) são bactérias gram-negativas que causam a meningite e meningococemia. Os sintomas são geralmente graves, incluindo cefaleia, náuseas, vômitos, fotofobia, letargia, exantema, falência de múltiplos órgãos, choque e coagulação intravascular disseminada.

Cleyson tinha porte atlético e gostava de fazer exercícios em academia de ginástica 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: