
O Hospital Municipal da Criança Dr. Noé de Cerqueira Fortes, localizado no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, passou a oferecer atendimento com ginecologia para pacientes menores de um ano até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Esse serviço é via SUS mediante encaminhamento do profissional da saúde e agendamento no SAME da Unidade Básica de Saúde (UBS).
A ginecologista e obstetra, Natalia Martins, que faz esse atendimento, diz que os principais atendimentos são vulvovaginites (inflamações), candidíase, sangramentos na adolescência, irregularidade na menstruação investigação de causas de má formação genital e até avaliação de casos suspeitos de abuso sexual.
A medica cita que também faz orientações durante o atendimento. “É também para orientar, pois ainda existem tabus em relação a higiene, sobre cuidados para evitar gravidez na adolescência e atende a necessidade do público infanto-juvenil”, diz.
O Hospital Municipal da Criança funciona 24 horas com serviços de urgência, emergência e internação. O hospital conta com 46 leitos, sendo 41 de internação e cinco de observação exclusivos para pediatria.
Tem ambulatório especializado, com consultas agendadas, nas áreas de endocrinologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, ginecologia e nutrição. Funciona com serviços de exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x para pacientes internados.
Piauí recebe primeiras doses de vacinas bivalentes contra Covid-19
FMS alerta para viroses sazonais do período chuvoso em Teresina
Médico mostra importância da mamografia para prevenir câncer de mama
Fonte: Com informações da FMS