![Fachada da Fundação Municipal de Saúde de Teresina](https://piauihoje.com/uploads/imagens/fachada-fms-1739211917.jpeg)
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou a análise de propostas do quarto e último Termo de Referência divulgado em janeiro de 2025, selecionando 42 empresas para fornecer materiais médicos hospitalares ao município de Teresina.
A seleção busca suprir itens que estavam com estoque zerado ou reduzido na rede de saúde, como algodão, equipos, seringa, agulha, bolsa para colostomia, atadura, sonda, curativo de hidrogel, cateter, eletrodo, fio de sutura, entre outros.
Eleonora Sampaio, diretora de Compras da FMS, informa que a entrega desses itens está prevista para acontecer a partir desta semana. Eles suprirão a rede de saúde por 60 dias.
Na quinta-feira passada (6), a FMS recebeu os primeiros caminhões carregados de insumos e medicamentos para o abastecimento emergencial da Saúde em Teresina.
Os caminhões foram enviados de várias regiões do Brasil, representando empresas de diversos estados, como Piauí, Minas Gerais, Ceará, Paraná, entre outros. No total, a FMS selecionou 103 empresas: 44 fornecedoras de medicamentos, 11 de insumos odontológicos, 42 materiais hospitalares e 6 de insumos laboratoriais.
Charles Silveira, presidente da FMS, destaca que a convocação das empresas teve ampla repercussão na mídia, com propostas recebidas de diversos estados, mostrando o empenho de todos em resolver a crise na saúde. "A Comissão de Contratação conduziu o processo de forma justa e eficiente", disse.
Agora, o abastecimento será direcionado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), 92 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), 10 hospitais, 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), 4 maternidades, 7 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s), 2 Centros de Especialidade Odontológica (CEO’s), além do Laboratório Raul Bacelar.
Fonte: PMT