![FMS recebe primeiros caminhões com insumos e medicamentos para abastecimento emergencial da Saúde](https://piauihoje.com/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-06-at-13-55-49-1738861561.jpeg)
Chegaram à Teresina nesta quinta-feira (6) os primeiros caminhões carregados de insumos e medicamentos para o abastecimento emergencial da Saúde em Teresina. Empresas fornecedoras foram convocadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para abastecer as unidades de saúde da rede municipal por um período de 60 dias, para suprir a falta de itens básicos que comprometiam o atendimento nas unidades de saúde.
Os caminhões foram enviados de várias regiões do Brasil, representando empresas de diversos estados, como Piauí, Minas Gerais, Ceará, Paraná, entre outros. No total, a FMS selecionou 103 empresas: 44 fornecedoras de medicamentos, 11 de insumos odontológicos, 42 materiais hospitalares e 6 de insumos laboratoriais.
"Cada dia damos um passo a mais para nos manter de pé e ter o básico em nossa rede de saúde. O trabalho tem sido diuturno para que isso aconteça. Quero registrar também o empenho do setor de licitação, das farmácias e da comissão criada, que trabalharam nos três turnos para concluir este processo; eles agiram de forma fantástica", comentou o presidente da FMS, Charles Silveira.
A medida foi viabilizada pelo Decreto Municipal nº 27.565, que declarou situação de emergência na saúde, permitindo contratações emergenciais e a aquisição administrativa de medicamentos, insumos odontológicos, insumos laboratoriais e materiais hospitalares.
Agora, o abastecimento será direcionado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), 92 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), 10 hospitais, 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), 4 maternidades, 7 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s), 2 Centros de Especialidade Odontológica (CEO’s), além do Laboratório Raul Bacelar.
Segundo Charles Silveira, medidas paliativas, como empréstimos de hospitais parceiros, estavam sendo tomadas, mas eram insuficientes para atender à demanda crescente.
"Esse abastecimento será regularizado por 60 dias e estamos trabalhando para garantir esses insumos de forma permanente, com planejamento e abertura de processo licitatório. Hoje é um marco importante para nós", finaliza.
Fonte: PMT