SAÚDE

Faço dieta e treino por que não consigo emagrecer? Especialista aponta os maiores erros

Confira dicas para obter sucesso em seu processo de emagrecimento


Maria Silva

Maria Silva Foto: Divulgação

Por que não consigo emagrecer? Essa é uma pergunta que talvez você faça todos os dias ou sempre ouve por aí. Se o combo do sucesso na jornada da qualidade de vida é treino + dieta, por que, muitas vezes, não trazem o resultado esperado? O que muita gente não sabe é que no processo de emagrecimento não há receita mágica e, mais do que isso, emagrecer não é igual a perder peso. Para especialistas, a perda de peso vai além das idas ao nutricionista e à academia. O problema pode estar em um simples hábito, em uma atitude ou até mesmo em um diagnóstico clínico.

A Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Programa Afine-se, Maria Silva, explica que o processo de emagrecimento deve se sustentar ao ponto de se tornar livre de dieta, oportunizando um estilo de vida saudável e longínquo.

Mais de 80 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Piauí

Piauí registra 765 casos e 21 óbitos pela Covid-19 em 24 horas

Cinco postos de vacinação contra a Covid estarão abertos no final de semana em Teresina


“Para ter uma mudança real de vida em relação ao peso, a pessoa precisa entender que não é uma dieta milagrosa ou até perigosa que fará a diferença real. É necessário uma mudança de comportamento em relação ao modo de enxergar a comida, vai além de um objetivo para chegar a tal peso, mas entender que a reeducação alimentar é o caminho para uma vida saudável”, conta.

A especialista destaca ainda que um aspecto importante é em relação ao equilíbrio entre emoção e alimentação. Ela conta que é necessário observar se o que você está comendo diz respeito ao que o seu corpo precisa ou se apenas quer suprir uma sensação do momento.

“É necessário equilibrar as emoções, mente e corpo para não descontar na comida. Para manter os hábitos saudáveis não adianta ter pensamentos de compensação, não dormir suficiente, não ingerir água na quantidade correta, praticar exercícios sem orientação. Para afinar o nosso instrumento, ou seja, o corpo, é necessário começar pelo cérebro e, depois, se livrar dessas dietas da moda, passando a ter um estilo de vida saudável”, pontua.

Confira dicas para obter sucesso em seu processo de emagrecimento:

- Esteja acompanhado de profissionais qualificados:  
É fundamental seguir uma alimentação balanceada de acordo com o seu organismo. Procure seguir uma opinião médica para compreender como a sua saúde está

- Se alimente de três em três horas: Ficar muitas horas sem comer pode prejudicar consideravelmente a sua saúde, além de criar hábitos ruins como a compulsão alimentar. Procure seguir uma rotina saudável e introduza alimentos ricos em fibras e nutrientes.

- Evite a retenção de líquidos:  
Mantenha-se hidratado. Ingerir a quantidade de água adequada de acordo com o seu peso corporal.
Lembre-se! A quantidade ideal de água é de 0,35ml x o seu peso.

Evite ainda o excesso de sódio. Isso também causa a retenção de líquidos no organismos o que pode provocar inchaço no corpo, além de trazer doenças cardiovasculares.

Fonte: Ascom/Fernanda

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: