Saúde

Estilo de Vida tem impacto sobre os casos de Câncer de Mama

Quinta - 20/10/2016 às 11:10



Foto: Reprodução Instituto Vencer o Câncer
Instituto Vencer o Câncer

Até 35% dos casos de câncer de mama ocorrem em decorrência do estilo de vida. “Fatores como a obesidade, falta de exercício físico, sedentarismo, dieta rica em gordura e açúcar, pobre em vegetais e frutas, têm papel importante para o desenvolvimento da doença”, alerta o fundador do Instituto Vencer o Câncer, oncologista Fernando Cotait Maluf.

Os Estados do Nordeste responderam por 19% das mortes por câncer de mama no Brasil, entre 2009 e 2013, segundo dados do Observatório de Oncologia, do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. A incidência está associada tanto a fatores genéticos quanto às diferentes exposições da população aos fatores de risco e de proteção relativos à doença. Ao contrário de alguns outros cânceres, o câncer de mama está diretamente relacionado ao processo de industrialização, com risco de adoecimento associado ao maior status socioeconômico.

A obesidade e a vida sedentária aumentam a incidência dos tumores na mama, assim como ocorre com outros tipos de câncer. Já a atividade física, se praticada de forma regular (por 30 minutos, ao menos três vezes por semana), age preventivamente. Além de evitar o ganho de peso, ela ativa mecanismos biológicos capazes de regular substâncias químicas no organismo, como os hormônios estrógeno e progesterona. O desequilíbrio hormonal representa um fator de risco para a doença.

A atividade física é importante desde o momento do diagnóstico ao tratamento do câncer de mama. Os exercícios de intensidade moderada podem melhorar a autoestima e o apetite, reduzir as náuseas causadas pelas terapias e controlar a depressão. Fortalecem o sistema imunológico, o que deixa a mulher menos vulnerável a outras doenças, como gripes e resfriados. Alguns estudos mostram, ainda, que dieta pobre em gordura e açúcar e a manutenção do peso podem elevar as chances de cura e aumentar a sobrevida, independente do tratamento adotado.

O efeito do estresse e seu impacto na saúde são questões que ainda dividem os especialistas. Os pesquisadores acreditam que tal efeito ocorre por meio de desequilíbrios no sistema imunológico e inflamatório. Esses mecanismos podem fomentar o reaparecimento de doenças oncológicas e mesmo comprometer a qualidade do resultado de um tratamento em andamento.

A paciente tem um papel ativo no seu processo de cura. Além da parte emocional e motivacional, e da fé, estar com uma boa energia é fundamental para o tratamento. “Percebemos no consultório que as pacientes que encaram a doença com mais otimismo têm mais confiança na equipe médica e segue mais rigorosamente as indicações do tratamento”, afirma a oncologista do Instituto Vencer o Câncer, Juliana Pimenta.

Sobre o Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma fundação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais apoiar pacientes e familiares diante do diagnóstico e tratamento do câncer, além de dividir com a população informações sobre prevenção em busca do maior bem que uma população pode ter: saúde e qualidade de vida. Em 2014, três grandes oncologistas brasileiros, Fernando Maluf, Antonio Buzaid e Dráuzio Varella, aceitaram o desafio de atualizar e informar a população brasileira sobre todo o universo relacionado à doença:www.vencerocancer.org.br

Fonte: Ascom Instituto Vencer o Câncer

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: