Saúde

'Efeito Zoom' gera o desejo de realizar procedimentos estéticos faciais

A insatisfação com o próprio rosto refletido nas telas de computadores e celulares tem causado nas pessoas o desejo de realizar procedimentos estéticos

Da redação

Terça, 28/09/2021 às 07:14



Foto: Divulgação William Machado
William Machado

As longas horas em frente ao computador ou celular para participar de videochamadas do trabalho, da universidade ou até mesmo de momentos de lazer com os amigos e familiares, tem causado nas pessoas o desejo de realizar procedimentos estéticos faciais. Isso tem acontecido em decorrência da insatisfação que muitas dessas pessoas estão sentindo com a sua própria aparência refletida nas telas. Por isso, esse fenômeno, que se potencializou por conta do isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, é conhecido como 'Efeito Zoom', em referência ao aplicativo de chamadas de vídeo bastante utilizado para reuniões, no qual telas simultâneas ficam abertas exibindo os rostos dos participantes.

O Google Trends, ferramenta que mensura a quantidade de pesquisas que são realizadas sobre um tema no Google, chegou a registrar, após o início da pandemia de coronavírus, um crescimento de quase 5000% nas buscas na internet sobre a rinoplastia. O crescimento das pesquisas não foi somente sobre esse procedimento estético, mas também a harmonização facial aumentou 250% de buscas no terceiro trimestre de 2020, e o interesse por aplicação de toxina botulínica no rosto (botox) aumentou 80% no mesmo período.

Esses dados revelam a influência que as telas e câmeras ligadas exercem na autoestima das pessoas. O cirurgião plástico William Machado revela que é importante as pessoas procurarem sempre médicos credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para a realização dos procedimentos estéticos faciais.

"A realização de uma cirurgia plástica não é um problema, para muitos é uma conquista e uma realização pessoal. Porém, o agravante é que à medida que esses procedimentos estéticos faciais são procurados pelas pessoas, mais propostas fáceis de falsos especialistas aparecem, prometendo resultados irreais a baixo custo. Por isso, recomendo que para toda e qualquer intervenção estética as pessoas optem sempre por um profissional credenciado pela SBCP", ressalta William Machado.

William Machado explica que não são somente os aplicativos de videochamadas que exercem essa influência na vida das pessoas, mas os filtros das redes sociais também têm motivado as pessoas a buscarem as cirurgias plásticas. "Nesse aspecto precisa de um cuidado maior, pois os filtros das redes sociais distorcem a realidade e geram nas pessoas expectativas impossíveis de serem alcançadas com uma intervenção estética. Os pacientes precisam sempre alinhar com os especialistas os objetivos e expectativas que podem ser alcançados, para que não haja futuramente alguma frustração", finaliza o cirurgião plástico.

Fonte: iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: