Saúde

Defesa Civil toma medidas contra aumento de casos de dengue durante chuvas

O objetivo é conscientizar a população sobre as medidas que podem reduzir a disseminação da dengue no estado

Da Redação

Terça - 20/02/2024 às 11:54



Foto: Divulgação Dengue
Dengue

Com o início do período chuvoso e as preocupações crescentes relacionadas às mudanças climáticas, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) do Piauí está fortalecendo suas iniciativas para combater a propagação da dengue. Por meio de ações de sensibilização e educação, a Sedec planeja distribuir materiais informativos nas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) em todo o estado.

"Estamos realizando um alinhamento técnico com as Comdecs, enviando uma nota técnica e em março iniciaremos um treinamento que vai desde o plano virtual, até a construção de um cronograma conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde para a capacitação no interior do Piauí, especialmente em alguns territórios e áreas consideradas críticas em relação à dengue, chikungunya e zika", enfatizou o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa.

A coordenadora do Projeto Defesa Civil na Escola, Valdite Leão, também comentou sobre a importância da união entre a Defesa Civil e as autoridades de saúde pública. Ela destaca a participação na campanha "10 Minutos Contra a Dengue", que incentiva a população a dedicar 10 minutos semanais para ações de prevenção. O objetivo é informar e sensibilizar a população sobre as diretrizes e protocolos que podem reduzir a disseminação dessas doenças, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável.

Segundo o boletim da 7ª Semana Epidemiológica de 2024, o Piauí registrou um aumento de 8% nos casos de dengue, com um total de 770 casos suspeitos nas primeiras sete semanas do ano. Teresina lidera o número de ocorrências com 316 notificações, seguida por Bom Jesus (125), Currais (102), Ribeiro Gonçalves (55) e Parnaíba (30), porém ainda não ocorreram mortes pela doença no Estado.

A campanha de vacinação contra a dengue apesar de já ter sido iniciada no Brasil, para a faixa etária de 10 a 11 anos, ainda não chegou no Piauí, devido ao limite de lotes da vacina que foram distribuídos para municípios em situação mais agravada na incidência de casos de dengue.

Com a conscientização e ações coordenadas, a Sedec e as autoridades de saúde pública buscam não apenas informar, mas também capacitar a comunidade, visando reduzir a disseminação da dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos.

Sintomas da Dengue

Febre alta; Dor no corpo e nas articulações; Dor atrás dos olhos; Mal-estar; Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo. Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por: Dor abdominal intensa e contínua; Vômitos persistentes; Acúmulo de líquidos; Sangramento de mucosa; Irritabilidade.

Formas de prevenção da doença

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, portanto a melhor forma de prevenir a doença é por meio do combate a proliferação do mosquito que se reproduz em focos de água parada.  Para isso, basta tomar algumas medidas simples com manter sempre a caixa d'água bem fechada, amarrar bem sacos de lixo, guardar pneus em locais cobertos sempre verificando se não tem água acumulada, não acumular sucata/entulho, não jogar lixo fora do local correto, colocar areia nos vasos de planta para evitar que acumulem água, limpar as calhas da casa, esvaziar potes, garrafas pet e vasos.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: