
Até 2030, o Brasil terá mais pessoas acima de 60 anos do que crianças, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o envelhecimento da população e o aumento da longevidade, preservar a capacidade de se movimentar com independência é um dos principais desafios de qualidade de vida.
Nesse cenário, o colágeno tem um papel fundamental. Abundante no organismo, essa proteína é geralmente associada à beleza da pele, cabelos e unhas, mas sua função vai muito além da aparência. O colágeno é responsável pela sustentação e elasticidade dos tecidos do corpo, mantendo as células firmes. Além disso, contribui para o funcionamento adequado dos músculos, tendões e articulações.
Quando a produção dessa proteína passa a ser menor que a sua degradação, pode acontecer o desgaste da cartilagem das principais articulações (joelhos, ombro, quadril, entre outras), desencadeando doenças como a osteoartrite. Para Marcio Passini, ortopedista do Hospital das Clínicas, o impacto na qualidade de vida é a principal consequência da falta de colágeno no corpo. “Os problemas articulares causam dores e limitam os movimentos, prejudicando significativamente as atividades físicas e sociais do indivíduo”, esclarece. “Por isso, é essencial manter a cartilagem saudável.”
Segundo o ortopedista, alguns fatores relacionados ao estilo de vida, como tabagismo, excesso de exposição ao sol sem proteção adequada e tensões físicas e emocionais, podem influenciar na produção do colágeno, mas o avanço da idade ainda é o aspecto mais importante nesse processo. “A deficiência pode ocorrer mais cedo, mas é a partir dos 40 anos que há uma redução severa na capacidade do organismo produzir colágeno”
Alimentação adequada - com consumo de vegetais verde-escuros, legumes e alimentos à base de proteína, preferencialmente animal - pode ajudar a manter a cartilagem saudável. No entanto, em alguns casos, a suplementação é necessária para que haja um estímulo maior à produção do colágeno pelo organismo. Quando um suplemento de colágeno é ingerido, ele é absorvido e se acumula na cartilagem, auxiliando em sua nutrição e preservação.
Fonte: Noticias ao Minuto