Saúde

Médicos do HGV realizam cirurgia rara para retirada de tumor gigante no coração

A suspeita inicial era de um possível infarto mas a equipe médica logo descobriu um tumor do tamanho de uma laranja

Da Redação

Quinta - 28/03/2024 às 12:10



Foto: CCOM O paciente se queixava de dores no peito e apresentava perda de movimento dos membros
O paciente se queixava de dores no peito e apresentava perda de movimento dos membros

Uma equipe do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, realizou uma cirurgia complexa de ressecção de um tumor cardíaco, conhecido como mixoma. O procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta semana e o paciente é um lavrador de 56 anos, natural de Itainópolis. 

Os médicos chegaram até ao diagnóstico após o paciente se sentir mal enquanto trabalhava na roça, perdendo os movimentos dos membros inferiores e do braço esquerdo. Levado às pressas para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, a suspeita inicial era de um possível infarto. 

"Ao ser transferido para o HGV, foi descoberto um tumor do tamanho de uma laranja na região do coração. Fui operado e graças a Deus, estou bem”, contou o paciente.

O cirurgião cardiovascular Edemir Carvalho, líder da equipe responsável pelo procedimento, explicou que o paciente se queixava de dores no peito e apresentava sintomas preocupantes. Após uma investigação diagnóstica minuciosa, foi confirmada a presença do mixoma atrial. 

"No intra-operatório, a equipe observou que a tumoração tinha aspectos de benignidade e a mesma foi ressecada completamente. Aguardamos o anatomopatológico pra confirmar nossa suspeita. Ficamos felizes de estar realizando procedimentos de alta complexidade no HGV, graças ao empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da direção do hospital”, destaca o cirurgião.

Nirvania Carvalho, diretora geral do HGV, enfatizou os avanços na realização de cirurgias cardíacas no hospital, destacando a especialização da equipe em lidar com casos complexos. Após a cirurgia, o paciente foi transferido para a UTI cardíaca do HGV, equipada com tecnologia de ponta e profissionais qualificados para casos de alta complexidade.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ressaltou a importância do HGV no sistema público de saúde, destacando o papel crucial que desempenha na realização de procedimentos avançados. 

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: