Saúde

VACINAÇÃO

Campanhas de Vacinação nas escolas e contra a gripe terão início em 25 de março

FMS deve divulgar na próxima semana os grupos prioritários e os postos de vacinação

Da Redação

Sexta - 15/03/2024 às 17:24



Foto: Divulgação Vacinação
Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) e a Campanha de Vacinação nas Escolas terão início no próximo dia 25 de março. Em Teresina, os imunizantes estão disponíveis simultaneamente em salas de vacina e também nas escolas, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais e reduzir os casos de doenças imunopreveníveis na capital.

Segundo Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a vacinação contra a gripe deve contemplar um total de 324.155 pessoas de diversos públicos prioritários. A gestora afirma que os públicos alvo serão ampliados gradativamente de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade das salas.

“Durante a próxima semana divulgaremos mais detalhes, como os grupos que serão contemplados inicialmente e também os pontos de vacinação”, diz.

São grupos prioritários da campanha contra a gripe: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, professores, povos indígenas, forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e sistema portuário, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Na campanha de vacinação nas escolas, a estratégia será uma articulação entre saúde e educação, por meio do Programa Saúde na Escola. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas para os ensinos infantil, fundamental e médio. A FMS pretende disponibilizar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, para resgatar todas as doses do esquema vacinal que estiverem faltando.

“Essa ação vai contribuir para a melhoria das coberturas vacinais, em especial das vacinas tríplice viral, penta, poliomielite inativada (VIP) e oral (VOP), HPV, meningocócica ACWY e febre amarela”, declara Emanuelle Dias.

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: