
O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz nessa quinta-feira (4), aponta crescimento das notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em algumas regiões do Nordeste, incluindo o Piauí. Apesar do aumento, o número de novos casos ainda é considerado relativamente baixo no estado.
O estudo analisou dados da Semana Epidemiológica 35 (24 a 30 de agosto) e destacou que, junto com a Covid-19, outros vírus respiratórios, como o rinovírus, também apresentam circulação significativa, afetando principalmente crianças e adolescentes.
Tatiana Portella, pesquisadora responsável pelo boletim, reforçou a importância de manter a vacinação em dia. “Idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber doses de reforço a cada seis meses, enquanto outros grupos de risco, como portadores de comorbidades, devem atualizar a dose de reforço pelo menos uma vez ao ano. Além disso, crianças e adolescentes com sintomas de gripe ou resfriado devem permanecer em casa e evitar frequentar escolas e ambientes com aglomeração”, orientou.
Situação nacional
O boletim também apresenta o panorama nacional da SRAG em 2025. Até o momento, foram registrados 10.051 óbitos por SRAG, dos quais 5.318 (52,9%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Entre os óbitos confirmados, 21,2% foram por Covid-19, enquanto influenza A lidera com 52,7%.
Nove capitais do país apresentam nível de atividade de SRAG em alerta, risco ou alto risco, com crescimento em tendência de longo prazo, entre elas Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Vitória. Já 14 estados registram incidência de SRAG em níveis de alerta ou risco, mesmo sem crescimento, reflexo principalmente da temporada de influenza A e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
InfoGripe
O InfoGripe integra uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada ao monitoramento de casos de SRAG no país, fornecendo suporte às vigilâncias em saúde para identificar locais prioritários para ações de prevenção e resposta a eventos de saúde pública.
Fonte: Fiocruz