AVALIAÇÃO

Anvisa classifica HUT como hospital de Alta Conformidade

HUT é classificado como hospital de Alta Conformidade pela Anvisa


HUT

HUT Foto: Reprodução

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), alcançou a classificação de Alta Conformidade, com índice de 76%, na avaliação anual das práticas de segurança do paciente. É o nível mais alto de aprovação considerando os indicadores de estrutura e processo avaliados.

A avaliação é realizada nos hospitais com centro cirúrgico e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e verifica a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente. O monitoramento é realizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), ligado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O resultado é reflexo do compromisso do HUT em proporcionar um cuidado mais seguro para os usuários do SUS que necessitam dos serviços de urgência e emergência de alta e média complexidade.

COE recomenda fim do uso obrigatório de máscaras no Piauí

Secretaria da Saúde retoma cronograma de cirurgias eletivas

Piauí inicia 2023 com redução nas notificações de dengue, zika e chikungunya

Anderson Dantas, diretor geral do HUT, ressaltou a importância desse reconhecimento perante a Anvisa. “Ser um hospital de alta confiabilidade em prol da segurança do paciente nos deixa orgulhosos, pela colaboração de todos os servidores da assistência, do apoio e da gestão, que compreenderam que um cuidado seguro baseado em evidências tem um grande potencial de salvar vidas”, declarou o diretor.

Lenier Braga, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, afirma que “estar na lista de instituições com alta conformidade nas práticas de segurança é uma conquista que representa a nossa busca constante pela melhoria contínua na assistência aos nossos pacientes”.

Entre os indicadores analisados na avaliação estão: plano de segurança do paciente; protocolo de prática de higiene das mãos e de cirurgia segura; protocolo para segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos e prevenção de infecções relacionadas à saúde.

O HUT é a maior urgência pública da região entre rios que compreende 31 municípios no entorno de Teresina, atendendo em média cinco mil usuários por mês. A unidade, que é um centro de referência em traumatologia, possui 368 leitos, divididos em: 270 enfermarias adulto, 38 enfermarias pediátrica, 17 leitos semi-intensivos, 33 leitos de UTI adulto e 10 infantil.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: