Saúde

Saúde e medicamentos

Anvisa aprova caneta similar ao Ozempic contra diabetes

Ozivy, com semaglutida sintética, chega após patente do Ozempic expirar.

Da Redação

26 de maio de 2026 às 13:40 ▪ Atualizado há 49 minutos

Ver resumo
  • A Anvisa aprovou o Ozivy, um análogo sintético da semaglutida, para venda no Brasil.
  • O Ozivy utiliza o mesmo princípio ativo do Ozempic, cuja patente expirou recentemente.
  • O registro foi solicitado pela EMS/SA, destacando eficácia, segurança e qualidade.
  • Indicado para diabéticos tipo 2 como complemento à dieta e exercícios.
  • Vendido como solução injetável semanal que deve ser refrigerada.
  • É classificado como medicamento novo, não como genérico.
  • Comercialização depende de aprovação de preço pela Cmed.
  • A entrada no SUS requer avaliação pela Conitec e Ministério da Saúde.

Anvisa aprova caneta similar ao Ozempic contra diabetes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Ozivy, a primeira caneta de semaglutida sintética, análoga ao Ozempic, para comercialização no Brasil.

Este novo composto utiliza o mesmo princípio ativo do Ozempic, cuja patente expirou em 20 de março. O registro foi solicitado pela fabricante EMS/SA, que em 2023 iniciou o processo técnico de comprovação de eficácia, segurança e qualidade na Anvisa.

O Ozivy é indicado para adultos com diabetes tipo 2, como complemento à dieta e exercícios. Disponibilizado como solução injetável em caneta de uso semanal, ele deve ser armazenado em geladeira antes e durante o tratamento, diferindo do Ozempic nesse aspecto.

Não é um medicamento genérico, mas sim um análogo sintético, classificado como medicamento novo, pois não há genéricos para produtos biológicos seguindo a regulação brasileira.

Após o registro, a comercialização depende da aprovação do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). A empresa detentora do registro decidirá quando o medicamento chegará ao mercado.

Para integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), o Ozivy precisará ser avaliado pela Conitec e pelo Ministério da Saúde. Nem todos os medicamentos registrados pela Anvisa são incorporados ao SUS.

Fonte: Agência Brasil



@production @if(request()->routeIs('site.home.index')) @endif @endproduction