Saúde

Alimentos Nootrópicos – os Efeitos dos Nutrientes na Função Cerebral

Seu cérebro é responsável por apenas cerca de 2% do seu peso corporal total. Mas consome, finalmente, 20% do seu suprimento diário de energia.

Terça - 20/09/2022 às 11:03



Foto: Divulgação Alimentação
Alimentação

Muitos dos suplementos nootrópicos revisados aqui no Dr. Inteligente podem ser encontrados em alimentos que você deve estar comendo todos os dias.

Na verdade, muito do que você come acaba em seu cérebro.

Seu cérebro é responsável por apenas cerca de 2% do seu peso corporal total. Mas consome, finalmente, 20% do seu suprimento diário de energia.

E esse suprimento vem do que você come durante o seu dia.

O problema é que muitas das coisas que comemos (alimentos industrializados) não fornecem uma boa nutrição cerebral. E, de fato, podem danificar as células cerebrais e posteriormente prejudicar a cognição.

A influência de medicamentos sem prescrição, problemas de digestão, certas doenças, envelhecimento natural, entre outros fatores, podem afetar a saúde e o desempenho do seu cérebro.

Neste post exploramos os alimentos nootrópicos que podem melhorar a memória e otimizar a função cerebral.

E você aprenderá quais suplementos nootrópicos você pode usar para compensar o que está faltando em sua dieta diária.

Sobre os Alimentos Nootrópicos

A maioria das pessoas tem a impressão de que os nootrópicos são pílulas, sejam medicamentos ou suplementos, vendidos e tomados diariamente.

Embora isso seja verdade para muitos tipos de nootrópicos, eles também podem ser encontrados em sua despensa e geladeira.

Nootrópicos são substâncias que ajudam a melhorar a função cerebral sem ter os efeitos de outras drogas que são comumente prescritas para tratar condições como depressão, ansiedade, Alzheimer e Doença de Parkinson.

Nootrópicos são separados de outras drogas por causa da maneira como trabalham no cérebro. Mas como eles funcionam?

Eles podem aumentar a capacidade do cérebro de absorver novas informações, podem ajudar as células cerebrais a resistir aos efeitos negativos de radicais livres e toxinas, promover a comunicação entre diferentes lados do cérebro, e ativar partes do cérebro que estão ligadas a funções mais altas, como memória e aprendizado.

Como os Alimentos Nootrópicos diferem de outros tipos de nootrópicos?

Há muitas maneiras de categorizar nootrópicos. Eles podem ser categorizados com base em seus mecanismos de ação no cérebro, por seus componentes ativos, ou por categorias baseadas no uso.

Para o bem da simplicidade e clareza, tendemos a organizá-los com base no último: categorias baseadas no uso.

Em geral, as três categorias diferentes de nootrópicas com base em seu uso incluem:

Medicamentos Nootrópicos

Estes são usados para fins terapêuticos. Em outras palavras, eles são usados para tratar certas condições neurais ou cognitivas e muitas vezes são prescritos sozinhos ou juntos com outros fármacos por um profissional de saúde.

Suplementos nootrópicos

São produtos tomados oralmente que contêm um ingrediente que adiciona à dieta, incluindo vitaminas, minerais, ervas, botânicos, aminoácidos, enzimas, entre outros.

Em outras palavras, eles contêm componentes que você pode obter de sua dieta, mas muitas vezes de forma concentrada ou aprimorada.

Nootrópicos naturais

Embora haja algum cruzamento com suplementos, os nootrópicos naturais geralmente se referem a plantas e ervas inteiras que são tomadas especificamente para o aprimoramento cognitivo.

 

E finalmente...

Alimentos Nootrópicos

A palavra "alimentos" fala por si só. Os alimentos podem ser definidos como substâncias integrais que são consumidas para apoio nutricional e nutrição.

Ao contrário da medicina, no entanto, os resultados da dieta (padrões alimentares) são geralmente revelados por períodos mais longos de tempo.

Por exemplo, se você tende a comer muito fast food, mas depois decide comer uma salada, sua saúde não será corrigida simplesmente comendo uma salada. Em vez disso, provavelmente terá manifestações de problemas de saúde que resultam de comer muito fast food por longos períodos de tempo.

É importante incorporar alimentos nootrópicos em sua dieta com frequência e regularidade.

A vantagem é que, uma vez que você adota uma dieta nootrópica, é provável que você mantenha os bons hábitos por períodos mais longos de tempo porque nossa atitude em relação à alimentação muda, assim como nosso estilo de vida.

Isso significa que os benefícios provavelmente durarão também.

Por que alimentos nootrópicos funcionam mais lentamente do que os suplementos nootrópicos?

Os nutrientes e fitoquímicos nos alimentos vêm em concentrações mais baixas do que em suplementos.

Isso significa que seu corpo precisa de um suprimento constante desses elementos antes que as mudanças sejam vistas e sentidas. Medicamentos e suplementos geralmente contêm megadoses de nutrientes, ou uma forma concentrada de um componente (ou mais) específico para melhorar a função cerebral. 

 

Os alimentos podem conter alguma forma desses nutrientes e outros componentes, mas em concentrações mais baixas.

Em suma, os alimentos funcionam mais lentamente porque fornecem quantidades razoáveis de nutrientes para o corpo em vez de megadoses, tornando-os eficazes apenas se forem incorporados na dieta por períodos mais longos de tempo.

Quais são os grupos de alimentos nootrópicos?

Se discutíssemos cada alimento nootrópico em detalhes, teríamos alguns volumes de uma enciclopédia.

A fim de cobrir uma variedade mais completa de alimentos nootrópicos, descrevemos grupos alimentares nootrópicos.

Descrevemos por que eles são benéficos para a saúde cerebral e função otimizada, e fornecemos exemplos de cada um dos alimentos nootrópicos nos diferentes grupos. Confira:

Carnes orgânicas 

A carne contém proteínas completas, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais.

Aminoácidos são os blocos de construção de proteínas. Enquanto tendemos a pensar em proteína como o que faz músculo, a proteína faz muito mais do que isso.

A proteína compõe hormônios (comunicadores químicos), glóbulos vermelhos e, o mais importante para este tema, neurotransmissores. Neurotransmissores são mensageiros químicos que são usados pelo sistema nervoso para se comunicar e causar respostas cérebro-corpo.

Para funcionar normalmente, o sistema nervoso central requer vários aminoácidos encontrados em proteínas de alimentos.

Por exemplo, alguns dos aminoácidos mais importantes necessários para construir neurotransmissores e neuromoduladores incluem triptofano, tirosina, histidina e arginina.

Além disso, as carnes contêm vitamina B12, que é uma vitamina B que está em falta em dietas à base de plantas. A deficiência de B12 está associada à deterioração cerebral em idosos e está associada à má cognição.

 

 Além de confusão, dificuldade de raciocínio e perda de memória.

Proteínas à base de plantas

Como mencionado, a proteína é essencial para a saúde cerebral. No entanto, a proteína não precisa necessariamente vir de fontes animais.

Uma dieta bem equilibrada à base de plantas pode fornecer-lhe todos os aminoácidos que seu cérebro e corpo requerem.

Algumas proteínas à base de plantas que você pode incluir em sua dieta para aumentar a saúde cerebral incluem:

Tofu, soja e soja verde;

Sementes e nozes (descritas abaixo com mais detalhes)

Leguminosas (como lentilhas e feijões)

Legumes e Frutas

Uma dieta rica em vegetais e frutas é, sem dúvida, uma dieta rica em nutrientes. Frutas e vegetais são a fonte mais rica de vitaminas e minerais que são essenciais não apenas para a função cerebral, mas para a saúde corporal geral.

De fato, dietas bem equilibradas à base de frutas e vegetais estão associadas a menores incidências de doenças neurodegenerativas e síndrome metabólica.

Uma das propriedades nootrópicas mais significativas de frutas e vegetais são as dezenas de componentes antioxidantes que contribuem para o corpo. Estes incluem vitaminas e minerais e outros produtos químicos cerebrais.

Abaixo, destacamos algumas vitaminas e minerais contidos em frutas e vegetais com propriedades nootrópicas particularmente potentes.

Minerais

Os minerais são essenciais para a função cerebral quando você os consome na concentração certa.

Como um grupo de nutrientes, eles são responsáveis pela regulação da transmissão e comunicação nervosa e pela promoção de um metabolismo cerebral saudável.

 

Selênio

Existem várias enzimas que dependem do selênio e são moduladores importantes da função cerebral. Na verdade, certas enzimas diretamente envolvidas na defesa antioxidante dependem do selênio.

O esgotamento do selênio e a deficiência de enzimas dependentes de selênio estão relacionados à perda celular e, com o tempo, doenças neurodegenerativas.

Frutas e legumes ricos em selênio incluem:

Cogumelos;

Bananas;

Espinafre;

Aspargo.

Magnésio

O magnésio participa de centenas de processos bioquímicos no corpo, incluindo a síntese da glutationa antioxidante que pode ajudar a proteger as células cerebrais de danos.

Suas propriedades nootrópicas estão relacionadas à sua capacidade de melhorar o aprendizado e a memória; é por isso que um dos sintomas da deficiência de magnésio é o pensamento nebuloso.

Algumas frutas e vegetais ricos em minerais nootrópicos incluem:

Algas;

Espinafre;

Soja verde;

Abacate.

Zinco

Embora o mecanismo ainda não seja bem compreendido, a deficiência de zinco está associada à deterioração irreversível da memória e da aprendizagem.

Por essa razão, o fornecimento adequado de zinco através de nossa dieta é essencial para a função cerebral e para a prevenção de doenças cerebrais.

 

Frutas e legumes ricos em zinco incluem:

Abacates;

Cogumelos;

Ervilhas;

Espinafre;

Bagas (framboesa, morangos e mirtilos);

Romã;

Damascos;

Melão cantalupo.

Vitaminas antioxidantes e fitoquímicos

Vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos ajudam a proteger o cérebro de danos oxidativos às células cerebrais que podem impactar negativamente a cognição ao longo do tempo.

Na verdade, danos oxidativos podem causar doenças de base cerebral como a doença de Alzheimer.

Existem muitas categorias e tipos de antioxidantes que vêm do que comemos. As frutas ricas em antioxidantes incluem:

Frutos (morangos, amoras, mirtilos, amoras, groselha);

Vegetais verdes (espinafre, couve, alface, rúcula)

Frutas cítricas (laranjas, limão, limão, tangerina, entre outras)

Pimentões;

Cenouras;

Ervas.

Óleos e Gorduras de alta qualidade

Uma parte significativa do cérebro é composta de gordura – cerca de 60%. Na verdade, a menor composição de ácidos graxos está correlacionada com doenças cognitivas como a doença de Alzheimer. 

Certos tipos de gordura, especialmente gorduras poli-insaturadas ajudam a regular caminhos de sinalização que mantêm a função cerebral saudável, incluindo neurotransmissão, sobrevivência celular e prevenção da neuroinflamação.

Dessa forma, são importantes para regular o humor e a cognição.

Um tipo específico de ácido graxo poli-insaturado é o Ômega-3 DHA.

Ômega-3 DHA, está associado com o desenvolvimento cerebral adequado nos estágios iniciais da vida.

Algumas fontes de alimentos de gorduras nootrópicas incluem:

Peixes e frutos do mar;

Nozes e sementes;

Óleo de coco;

Óleo de algas;

Óleos de sementes de uva;

Óleo de linhaça.

Conclusão

O conhecimento de alimentos nootrópicos é importante para todos que buscam melhorar a função cerebral.

No entanto, para potencializar sua saúde cerebral você pode contar o Biohack. Ele contém vitaminas do complexo B, Tirosina e outros componentes extremamente importantes para auxiliar o desempenho cerebral.

Independentemente de você optar ou não por tomar medicamentos ou suplementos nootrópicos, dietas nootrópicas ajudam seu cérebro a garantir a base da saúde cerebral adequada.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: