Política

VIDEOCONFERÊNCIA

Wellington Dias abre conversação com o novo Banco de Desenvolvimento do Brics

O Brics é formado por países como Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul

Redação

Quarta - 31/07/2019 às 17:10



Foto: Reprodução/Twitter Michel Temer Líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que integram o Brics.
Líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que integram o Brics.

O governador do Piauí, Wellington Dias, abriu na tarde desta quarta-feira (31), em videoconferência, um canal de conversação com o novo Banco de Desenvolvimento, operado pelos países do BRICS, como uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional.  BRICS é um acrônimo referente ao grupamento de países de mercado emergente, que envolve Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul.

A idéia é desenvolver projetos patrocinados pelo NBD. Educação é uma das áreas prioritárias. O governador Wellington Dias revelou a necessidade de captar recursos e desenvolver ações para tirar 200 mil piauienses do analfabetismo, reduzir a evasão escolar e a repetência. 

Outra prioridade é infraestrutura. O chefe do executivo estadual discorreu sobre os potenciais do Piauí em áreas como turismo, produção de alimentos e energias renováveis, destacando a necessidade de investimentos permanentes para viabilizar as respectivas atividades. “Para girar tudo isso, temos necessidade de estradas, aeroportos, marinas, portos. Sou um entusiasta do BRICS. Uma alternativa extraordinária para países em desenvolvimento, como o Brasil”, pontuou Dias. 

O vice-presidente do NBD, Sarquis J. B. Sarquis, enalteceu o Piauí pelos avanços conquistados na área fiscal. O executivo ressaltou que os objetivos do Piauí coincidem com a pauta de investimentos do banco, que implementa um formato de atendimento que dispensa condicionalidades e respeita a visão de desenvolvimento dos estados parceiros.

Os entendimentos entre o governo do Piauí e o braço financeiro do BRICS, devem avançar na próxima semana, quando Wellington Dias e Sarquis devem se encontrar em Pequim, na China, durante GRI China – Latam Infra Summit & Week, encontro que envolve autoridades da América Latina e do continente asiático.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: