Política

GRIPE

Vereador solicita aumento de Centros de Testagem em Teresina

Para o vereador Alan Brandão (PDT), autor da solicitação, o Poder Público Municipal deve buscar o bem estar da população e realizar uma força tarefa na identificação dos casos de gripes na capital.

Da redação

Quarta - 05/01/2022 às 17:12



Foto: Divulgação Alan Brandão
Alan Brandão

Diante do surto de gripe H3N2 em Teresina, o vereador Alan Brandão (PDT) solicitou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) o aumento dos Centros de Testagem de síndrome gripais na capital.
O parlamentar protocolou um ofício junto ao órgão solicitando o aumento de quatro centros de testagem por zona, além do aumento do efetivo de médicos nos respectivos centros de Teresina.

Atualmente, a Fundação Municipal de Saúde disponibiliza quatro Centros de Testagem Covid (CTC), localizados na Zona Norte, Leste, Sul e Sudeste de Teresina. A capital teve um aumento na procura por testes Covid nas unidades de saúde e também um aumento de 400% no número de caso de síndrome gripal, levando os teresinenses a lotar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas ao atendimento dos casos.

Wellington Dias visita vítimas de alagamentos em Floriano e Uruçuí

Presidente tem alta do Hospital Vila Nova Star em São Paulo

Ciro Nogueira vai a Parnaíba para filiar filha de Mão Santa ao Progressistas

Para o vereador Alan Brandão (PDT), autor da solicitação, o Poder Público Municipal deve buscar o bem estar da população e realizar uma força tarefa na identificação dos casos de gripes na capital. “Estamos acompanhando de perto a situação em Teresina em relação ao número de casos de síndromes gripais e também de Covid, que aumentaram nos últimos dias. É preciso que a população tenha acesso a mais centros de testagem e que elas tenham também mais profissionais de saúde para atender com mais celeridade a demanda. É inadmissível que uma pessoa espere por 13 horas por atendimento, como tem acontecido”, ressaltou o vereador.

Gripe H3N2

A gripe H3N2 possui sintomas parecidos com a Covid-19 e também afeta o sistema respiratório. No início, a doença se manifesta com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

A recomendação é procurar uma unidade de saúde, caso apresente sintoma de síndrome gripal, com febre, falta de ar, indisposição, que impossibilite as atividades normais.

Fonte: Rita Damasceno

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: