
O governador Wellington Dias foi até o município de Uruçuí na manhã desta quarta-feira (05), para verificar a intensidade dos alagamentos na região. O volume de chuvas ocasionou vários transtornos e deixou famílias em situação de risco. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) e Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), acompanharam a visita.
Algumas famílias já foram deslocadas das áreas de risco e estão seguras em casas alugadas pelo Governo e município. Os afetados pelas enchentes também receberam auxilio de cestas básicas.
“Visitamos a Rua Anísio de Abreu, na beira rio, conversamos com moradores pra entender toda situação. Aqui temos um trabalho integrado entre a Defesa Civil do estado e do município, além da segurança, por intermédio da Polícia Militar, e também focando para o social. Estamos atentos e disponíveis para socorrer as pessoas e procurar uma solução definitiva”, disse o governador.
A Defesa Civil tem monitorado e dado suporte aos moradores das regiões mais afetadas no Estado. Para a moradora, Dona Maria do Socorro Alves, a situação agora é mais tranquila. “A situação esse ano foi grave, principalmente para quem mora na beira do rio. Já estamos num local seguro e com assistência social com apoio do Governo do Estado e Prefeitura”, explicou.
O governador visitou também a PI-247 ao lado do diretor-geral do DER, Castro Neto. Na região, o Departamento de Estradas e Rodagem trabalhou para recuperar a rodovia que foi danificada com as chuvas da última semana de 2021. O trecho já foi liberado entre os municípios de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, para tráfego de veículos de passeio.
O governador Wellington Dias destacou o trabalho emergencial que foi realizado na PI-247 e anunciou que uma solução definitiva está sendo estudada pelos órgãos envolvidos. “Além do acabamento para evitar erosão nesta área, estamos terminando a última fase da licitação para o recapeamento do asfalto dessa rodovia com recursos do Estado e bancada federal”, disse.
Já o prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho, enfatizou a integração do trabalho entre o Governo e a Prefeitura. “A estrada havia ficado intrafegável, mas já conseguimos resolver. Quanto às famílias afetadas, estamos alugando casas para elas e fornecendo ajudas com alimentação”, explicou o prefeito.
Fonte: Governo do Piauí