O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), reúne os futuros secretários da sua administração para discutir o plano de metas e os prazos para que elas sejam executadas. O encontro acontece nesta segunda-feira (2), a partir das 9h, no The Bunker, localizado na avenida Lindolfo Monteiro, N° 520.
Ainda neste mês de dezembro, Silvio Mendes deve encaminhar à Câmara Municipal de Teresina o projeto de reforma administrativa que pretende extinguir sete secretarias ou equivalentes e criar mais duas. As pastas que serão criadas são a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semusp) e a Secretaria Municipal de Articulação Institucional (SEMAI).
Ao anunciar o seu secretariado, Silvio Mendes explicou quais pastas teriam mudanças. O prefeito eleito planeja:
- unificar as Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) Sul 2 e Sudeste 2, que haviam sido desmembradas;
- fundir a Secretaria de Economia Solidária à Secretaria de Desenvolvimento Econômico:
- incorporar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) à Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN); e
- incorporar a Secretaria de Produção Agropecuária à Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).
Segundo Silvio Mendes, a reforma vai reduzir os números de cargos na prefeitura de 5.022 para 4.701. Serão extintos 301 cargos comissionados, representando uma economia de quase R$ 1 milhão por mês na folha da PMT, aproximadamente R$ 11 milhões ano.