Com o afastamento do governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), quem assume o cargo é a bolsonarista Celina Leão, filiada ao Progressistas. Ela passa a governar o DF a partir de hoje (9).
À princípio ela ficará no comando por 90 dias devido a decisão do ministro do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de afastar o governador Ibaneis Rocha após os ataques terroristas e golpistas por parte de bolsonaristas em Brasília que culminaram na invasão ao Congresso, Palácio do Planalto e ao STF.
A determinação de Moraes no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos se restringe apenas a Ibaneis Rocha. Diante disso, Celina poderá ocupar a cadeira do Palácio do Buriti já nesta segunda-feira.
QUEM É CELINA LEÃO
Nascida em Goiânia (GO), Celina Leão tem 45 anos e é formada em administração de empresas. No primeiro mandato de Ibaneis ela exerceu a função de secretária de Esportes do Distrito Federal.
Celina começou na política como deputada distrital, em 2010, pelo PMN. Foi reeleita para a Câmara Legislativa do DF (CLDF) em 2014. E em 2018 se elegeu apoiando Bolsonaro para deputada federal.
Na tarde da sexta-feira (30/12) Celina Leão(PP) postou uma foto (em destaque) com o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) onde o trata como herói. “Essa frase define o seu mandato: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé “ 2 Timóteo 4:7-8.”, destacou Celina.
Moraes afasta governador do Distrito Federal por 90 dias
Rafael Fonteles anuncia envio de tropas do Batalhão de Choque para Brasília
Rafael Fonteles manda apurar participação de piauienses em atos terroristas no DF
Fonte: Com informações de Fórum