O governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta segunda-feira (3), da solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Além disso, o governador realizou a leitura da mensagem anual, onde destacou o avanço na educação do estado. Rafael falou da universalização das escolas de tempo integral, profissional e técnica e da inclusão de disciplina de inteligência artificial, sendo o Piauí pioneiro no Brasil.
Segundo o governador, ainda em fevereiro, todas as 512 escolas públicas da rede estadual terão as modalidades de tempo integral e educação profissional. Ele informou que a novidade será anunciada oficialmente em uma solenidade com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
"Estamos universalizando a educação profissional e técnica em todas essas 512 escolas, com cursos modernos, alinhados às demandas do mercado e às tecnologias do futuro. São jovens como Maria Clara, de São Raimundo Nonato, que hoje podem estudar, se preparar para a universidade e conquistar uma formação profissional que abre portas para o mercado de trabalho. Não é por acaso que ocupamos com orgulho o posto de melhor ensino médio do Nordeste e quarto melhor do Brasil", afirmou o governador.
Outro destaque foi a inclusão da disciplina de Inteligência Artificial (IA) no currículo das escolas da rede pública estadual do Piauí em 2024. Mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio são beneficiados pelos novos conhecimentos.
"Enquanto outros discutem o futuro, nós o construímos aqui e agora", comentou o governador.
Fonte: CCOM/PI