
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, conduziu nessa terça-feira (5) uma assembleia ordinária com os governadores dos estados nordestinos. A reunião abordou temas estratégicos como o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, a COP 30 e o potencial da economia digital na região.
Segundo Fonteles, os estados do Nordeste vão apoiar integralmente as diretrizes do Governo Federal para minimizar os impactos econômicos causados pelas novas tarifas americanas. “A prioridade é proteger empregos e salvaguardar empresas exportadoras atingidas pela taxação”, afirmou o governador.
Entre os setores mais prejudicados com as novas tarifas estão o de frutas, pescado, açúcar, sal, mel, ceras vegetais e pneus. Fonteles disse ainda acreditar na possibilidade de um acordo que adie a vigência do tarifaço ou amplie a lista de exceções, mas adiantou que estratégias de mitigação já estão em curso.
Uma das soluções discutidas envolve a possibilidade de compras governamentais para formar estoques de produtos. Além disso, o Badespi (Agência de Fomento do Piauí) poderá disponibilizar crédito para apoiar micro e pequenas empresas exportadoras.
Antes da assembleia, Rafael Fonteles participou de uma reunião em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que também abordou os impactos do tarifaço nas exportações brasileiras.
COP 30 também entrou em pauta
A COP 30, prevista para acontecer em novembro em Belém do Pará, foi outro ponto importante discutido na reunião. Os governadores alinharam a participação do Consórcio Nordeste no evento, que reunirá lideranças globais para debater mudanças climáticas.
Além disso, os gestores analisaram um estudo feito em parceria com o Banco Mundial sobre o potencial do Nordeste na economia digital. “O tema é muito relevante e está totalmente conectado com as vantagens competitivas da nossa região, especialmente na área de energia renovável”, concluiu Rafael Fonteles.
Fonte: SECOM/PI