Verbo

Verbo

"Justiça está deixando de ser cega", diz Regina Sousa sobre anulação de processos de Lula

Para ela, a revelação por parte de um hacker dos áudios dos integrantes da Lava Jato onde combinavam as decisões referentes ao processo as condenações ficaram insustentáveis

Cintia Lucas

Segunda - 08/03/2021 às 17:00



Foto: Reprodução Regina Sousa
Regina Sousa

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), disse nesta segunda-feira, 8, durante uma live, que a justiça deixou de "ser cega". A afirmação é em relação a anulação de todos os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para ela, a revelação por parte de um hacker dos áudios dos integrantes da Lava Jato onde combinavam as decisões referentes ao processo deixaram as condenações insustentáveis. "A justiça está deixando de ser cega. Depois de tudo que foi revelado nos áudios do hacker, era insustentável manter as condenações".

Ela conta que quando andava nas caravanas em defesa do Lula percebia que o quanto ele acreditava muito que as coisas vão acontecer e elas acontecem. “É um abençoado. Fui uma das primeiras pessoas a visitar o Lula na prisão, aos seis dias. Era presidente da Comissão de Direitos Humanos e levei seis senadores comigo. Fomos ver como ele estava. O relator era o senador Capiberibe. Ele estava olhando a cela e Lula disse: Capi, não fale nada desta cela. Queria que cada brasileiro estivesse em um quarto assim. E ele nos desmontou. Acabou com o que a gente foi fazer lá, que era ver suas condições na cela”, disse a vice.

Regina acredita que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, ao suspender as condenações do ex-presidente, tem “segundas intenções”. “Ele quis salvar o Moro, já que perde efeito a sua suspeição. Mas, para nós, isso não importa agora. O Lula está neste momento reunido com os advogados, com o presidente do partido, para analisar o texto da decisão. Nesse moimento, importa que a justiça está deixando de ser cega. É insustentável”, avalia a vice-governadora.

Ela acredita que o fato de Lula estar na prisão era insustentável. “Pena que a justiça não revelou nada. Que não revelasse o do The Intercept eu até compreendo, pois alegavam adulteração da voz. Mas, esse agora, com esse vazamento do hacker, a Polícia Federal atestou a cumplicidade de tudo ali. Era insustentável manter o Lula preso, era uma armação, uma delegada federal que coloca em um processo um depoimento que não existiu? Ela tem que pagar por isso”, afirma Regina Sousa.

O processo segue agora para a justiça federal em Brasília. “Mas agora que toda a sociedade tem conhecimento daquilo que aconteceu, acredito que a justiça vai ser justa. Para nós, o que importa é esse alívio, esse grito que saiu da garganta de: ‘Lula livre’", disse.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: