
O ex-governador do Piauí e pré-candidato ao Senado Federal, Wellington Dias (PT), postou em suas redes sociais uma foto do ex-presidente Lula tomando banho de mar em Luís Correia, no litoral do Piauí, para destacar a decisão do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecer que Sergio Moro julgou de forma parcial as acusações contra o petista no âmbito da Operação Lava Jato.
"A verdade sempre vence! Depois de tudo que o companheiro @lulaoficial passou, agora ainda mais forte. É a maior esperança do povo brasileiro! E este banho ainda foi no mar do Piauí, em Luís Correia. Bençãos de Deus!", postou Wellington Dias.
DECISÃO DA ONU
Depois de inocentado pela justiça brasileira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve nessa quinta-feira (29) mais uma importante vitória, agora na esfera internacional, para provar a inocência e a perseguição política da qual foi vítima no âmbito da Operação Lava Jato. Por meio do Comitê de Direitos Humanos, o Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que Lula sofreu violações grosseiras, com julgamento parcial e incompatível com os padrões nacionais e internacionais do direito.
O organismo internacional acolheu fundamentos de comunicado dos advogados do ex-presidente e reconheceu que as ações do ex-juiz Sergio Moro para tentar incriminá-lo violaram os artigos 9, 14, 17 e 25 do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, que tratam do direito de todo e qualquer cidadão a um julgamento justo e imparcial, à privacidade e a ter os direitos políticos respeitados.
Ao reconhecer a armadilha judicial da qual o ex-presidente foi vítima, a ONU determinou que o governo brasileiro dê publicidade à decisão e adote medidas para reparar os danos causados e para evitar que episódios como os analisados voltem a acontecer contra o ex-presidente e contra qualquer outro cidadão brasileiro. O governo brasileiro tem 180 dias para responder ao organismo internacional que medidas adotará para cumprir a decisão.
“Essa é uma decisão histórica e uma vitória não apenas do presidente Lula, mas de todos aqueles que acreditam na democracia e no Estado brasileiro”, declarou o advogado Cristiano Zanin Martins, acrescentando que a defesa conseguiu o reconhecimento de processo arbitrário não apenas no Brasil, mas também em corte mundial. Segundo ele, o Comitê de Direitos Humanos reconheceu que o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol atuaram de forma ilegal, arbitrária e afrontando um tratado internacional da ONU. “É por isso que o governo brasileiro terá agora que cumprir essa decisão tomada por 15 juízes independentes da ONU”.
Comitê da ONU conclui que Moro foi parcial em julgamento de Lula
Rede declara apoio à candidatura de Lula
Lula diz que Bolsonaro não acredita em Deus e que os evangélicos já foram mais respeitados