Política

ANO ELEITORAL

Presidente da Alepi afirma que eleições não irão comprometer atividades do Legislativo

Em ano eleitoral, Severo Eulálio garante continuidade dos trabalhos na Assembleia Legislativa

Da Redação

Segunda - 02/02/2026 às 13:42



Foto: Alepi Presidente da Alepi, Severo Eulálio
Presidente da Alepi, Severo Eulálio

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta segunda-feira (2), a a abertura da última sessão legislativa da atual legislatura. Com a proximidade das eleições para escolha dos próximos parlamentares estaduais, o presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), reforçou o compromisso do Legislativo com a população piauiense e assegurou que o calendário eleitoral não prejudicará o andamento das atividades parlamentares.

Durante a solenidade, o presidente destacou a utilização da ferramenta de sessões à distância, que possibilita a realização de reuniões híbridas às segundas e quintas-feiras, além de garantir a participação dos deputados mesmo quando estiverem fora da capital.

A importância das sessões híbridas também foi ressaltada pelo deputado Gustavo Neiva (Progressistas). Com expectativas positivas para o ano legislativo de 2026, o parlamentar enfatizou que a ferramenta é fundamental para assegurar a continuidade dos trabalhos, embora ainda dependa de deliberação da Mesa Diretora.

“No que pese estarmos em ano eleitoral, que de certa forma pode dificultar os trabalhos, temos uma ferramenta importante, que é a sessão virtual, e o presidente, junto à Mesa Diretora, terá que deliberar sobre a sua utilização, até para que os trabalhos do Plenário não fiquem prejudicados”, disse Neiva.

O parlamentar também destacou a relevância da atuação nas comissões temáticas da Casa. “Gosto de participar das atividades da Alepi, especialmente das Comissões Técnicas, onde se analisa inicialmente a legalidade dos projetos. Esperamos, neste ano, também dar nossa contribuição”, acrescentou.

Já o líder do Governo na Alepi, deputado Dr. Vinícius (PT), destacou a conciliação entre o período eleitoral e a agenda legislativa, além do esforço conjunto com o Poder Executivo para garantir agilidade na sanção dos projetos de lei aprovados.

“Conseguimos conciliar a liderança do Governo com o presidente Severo de uma forma muito organizada e efetiva. Temos matérias do Governo que foram votadas com grande velocidade em 2025 e vão nos dar uma margem de apenas ajustes das matérias do Governo. O ano de 2025 terá muita entrega, mais tempo para os parlamentares apresentarem seus projetos e, naquilo que for necessário do líder do Governo tratar com o Executivo para celeridade de sanção das leis, iremos ajudar os deputados a aprovar com celeridade”, concluiu.

Fonte: Com informações da Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: