Política

Procurador diz que eleições estão ameaçadas

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, advertiu que as eleições municipais do ano

Segunda - 09/11/2015 às 18:11



Foto: Assessoria/MPE-PI Wellington Dias foi ao Ministério Público do Estado
Wellington Dias foi ao Ministério Público do Estado
O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, advertiu que as eleições municipais do ano que vem estão ameaçadas, caso o orçamento para o Ministério Público seja de apenas 3,75%, como está na Mensagem nº 74, enviada no dia 28 de outubro pelo governador Wellington Dias ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho.

O Ministério Público precisaria de um aumento de 20% em relação ao orçamento deste ano, reclamou Cleandro Moura, durante a visita do governador Wellington Dias à Procuradoria geral de Justiça do Estado, na manhã desta segunda-feira (9), da qual participaram todos os 20 procuradores. 

“Este aumento linear é de 3,75%, que está sendo oferecido para todos os poderes. No Ministério Público, não dá para manter a estrutura atual e nem para aumentar, com a contratação de novos promotores de justiça. Temos um déficit de mais de 55 promotores de justiça na nossa estrutura e não temos, na atual situação, como viabilizar as eleições do próximo ano”, alertou Cleandro Moura

"Do orçamento que recebemos hoje, nós teríamos que ter um reajuste de aproximadamente 20%, que ficaria em torno de R$ 20 milhões a mais. O governador Wellington Dias garantiu que vai dialogar conosco para que esses recursos possam ser melhorados, com base na receita líquida do Estado", acrescentou o procurador-geral.

Cleandro Moura se mostrou otimista de que possa sensibilizar o Executivo a elevar os 3,75% previstos para o  Judiciário, Legislativo, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado, que tem orçamentos impositivos, ou seja, receitas estimada e despesa fixada no Orçamento Geral do Estado, que precisa ser aprovado antes do recesso parlamentar de dezembro na Assembleia Legislativa.

\"\"Procuradores ouvem os argumentos do governador Wellington Dias (Foto: MPE)
 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: