Geral

ALERTA

Criminosos se passam por servidores do INSS para aplicar golpe em segurados

O INSS já está ciente da denúncia e encaminhou o caso para investigação na Polícia Federal

Da Redação

Sábado - 27/04/2024 às 18:54



Foto: Foto em poder do INSS Esse casal se passava por servidores do INSS para aplicar golpes
Esse casal se passava por servidores do INSS para aplicar golpes

Criminosos estão se passando por servidores do instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar golpe em aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pela autarquia. A instituição alertou a população sobre o golpe da "prova de vida presencial", no qual os golpistas batem nas portas das vítimas utilizando crachás do INSS e solicitam dados dos beneficiários. 

A população deve ficar atenta ao receber a visita de pessoas que se dizem funcionários do INSS, pois a instituição não envia trabalhadores de porta em porta. Além disso, nenhum benefício será cortado neste ano por falta de prova de vida até 31 de dezembro. 

A denúncia sobre os falsos funcionários chegou ao INSS na semana passada e será encaminhada à Procuradoria Federal Especializada e à Polícia Federal, que busca identificar os falsários e entender como eles tiveram acesso aos dados dos beneficiários.

"Nenhuma prática que vise prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune. Todas as denúncias serão encaminhadas para apuração para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Sejam elas quais forem", adverte Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

Fotomontagem com crachás e fotos dos falsários encontra-se no site do INSS 

O INSS destacou que caso essas pessoas cheguem às casas, as vítimas não devem fornecer qualquer informação e deve ligar para a polícia.  A direção da instituição acrescentou que não está realizando pesquisa externa para prova de vida. 

"Importante destacar que o INSS faz esse tipo de pesquisa somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografia. O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto. Em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS", informou o INSS em site oficial. 

Fonte: Site do INSS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: