CONSCIÊNCIA NEGRA

Prefeito de Floriano faz relato doloroso do racismo sofrido ao longo de sua trajetória

"O preconceito nos machuca, nos fere e nos desrespeita", disse Joel Rodrigues


Prefeito de Floriano Joel Rodrigues

Prefeito de Floriano Joel Rodrigues Foto: Print do vídeo

O prefeito do município de Floriano, Joel Rodrigues (PP), publicou um vídeo em que ele relembra as dificuldades sofridas no início de sua vida política por causa da cor de sua pele. O vídeo foi publicado nessa sexta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Emocionado, o prefeito chorou ao reviver o momento mais difícil de sua carreira.

"Esta é apenas uma das recordações que tenho pelo preconceito vivido por toda minha vida. Ser preto é uma enorme responsabilidade e neste dia dedicado a Consciência Negra, eu desejo que cada pessoa seja respeitada e valorizada. O preconceito nos machuca, nos fere e nos desrespeita. É preciso seguir em frente, todos de mãos dadas, entendendo a beleza e a riqueza de cada raça", postou o prefeito nas redes sociais.

Ele conta que no ano de 1992 se apresentou como candidato a vereador em Floriano e foi o mais votado. Joel Rodrigues destacou que sofreu muito preconceito por ser negro e filho de carroceiro.  "Cheguei para ser diplomado e quando fui chamado para adentrar o espaço, fui muito vaiado. Quando fui chamado para receber o diploma, foi vaia novamente. Quando chegou a hora da minha fala, que fui chamado para a tribuna, a Câmara lotada vaiando o Joel", lembra.

Joel Rodrigues disse que naquele momento passou um filme em sua cabeça e veio o seguinte questionamento: "por que tudo isso se fui eleito o vereador mais votado? Preto, pobre? As pessoas não entendiam porque fui o mais votado. E ali diante de tantas vaias, ao chegar na tribuna, me posicionar, colocar ali a minha fala, as mesmas pessoas que me vaiavam passaram a me aplaudir. Elas começaram a entender porque o Joel estava ali", fala emocionado. 

Por fim, o prefeito de Floriano disse que mesmo sendo prefeito em seu terceiro mandato, bastante conhecido, ainda há muito sofrimento neste sentido. Joel Rodrigues foi vereador por três mandatos, foi deputado estadual e agora vai para seu quarto mandato na Prefeitura de Floriano, sendo reeleito no último domingo (15).

Veja o vídeo:


Próxima notícia

Dê sua opinião: