A professora Nadir do Nascimento Nogueira e o professor Edmilson Miranda venceram as eleições para a reitoria da Universidade Federal do Piauí. O resultado saiu pouco antes das 22h desta quarta-feira (15). A chapa vencedora obteve 5.373 votos. A consulta foi realizada em Teresina e no interior do Estado.
A Chapa 1 obteve 2045 votos e a Chapa 3 conseguiu alcançar 3.818 votos.
Mais de 50 mil pessoas estavam aptas a votar, entre alunos, professores e servidores da Universidade. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cedeu 109 urnas eletrônicas para a realização da Consulta Acadêmica, que foram espalhadas por cidades onde há campi e pólos descentralizados da UFPI.
Doutora em Alimentos e Nutrição e professora titular do Departamento de Nutrição da UFPI, Nadir Nogueira liderava a chapa de oposição à atual gestão da Universidade, que atualmente tem à frente o reitor Gildásio Guedes, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O candidato a vice-reitor Edmilson Miranda é diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN).
Segundo Nadir, o foco de sua gestão será a permanência dos alunos na instituição e, para isso, quer colaborar com a Prefeitura de Teresina e a Secretaria de Segurança Pública do Estado para resolver os casos de importunação sexual e assaltos dentro dos campi. Outra questão elencada pela professora e diariamente vivenciada pelos alunos é o deslocamento para a Universidade. Confira as propostas da chapa.
A eleição para reitor da Universidade ocorre a cada quatro anos. Com o resultado da Consulta Comunitária para escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) do quadriênio 2024-2028, o Conselho Universitário forma a lista tríplice. O presidente da República, então, escolhe o próximo gestor dentre os nomes da lista tríplice. O presidente Lula já manifestou que nomeará para a reitoria das instituições o primeiro colocado na lista.