Política

GOLPISTAS

Merlong Solano crítica Tarcísio de Freitas por apoiar Donald Trump e anistia a golpistas

Deputado federal Merlong Solano (PT) critica governador de São Paulo por defender ataques do ex-presidente dos EUA e apoiar perdão aos golpistas

Por Luiz Brandão

Sábado - 06/09/2025 às 13:56



Foto: Piauí Hoje Deputado federal Merlong Solano em entrevista ao Portal Piauí Hoje
Deputado federal Merlong Solano em entrevista ao Portal Piauí Hoje

O deputado federal Merlong Solano (PT) usou suas redes sociais neste sábado (06/09/, para criticar a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por ele apoiar os ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil e, especialmente, ao estado de São Paulo. Merlong também condenou o apoio do governador a projetos de anistia aos envolvidos nas tentativas de golpe de Estado entre 2022 e 2023.

Em suas publicações, o parlamentar destacou que São Paulo é o maior estado exportador do Brasil e lembrou que os golpistas pretendiam derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, legitimamente eleito, além de planejarem assassinar, além de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. O plano, conhecido como “Punhal Verde”, seria executado por militares do grupamento especial do Exército denominado “Kids Pretos”.

Merlong Solano contrastou a conduta do governador paulista com a postura republicana do presidente Lula, que, segundo ele, trata todos os estados de forma igualitária, destinando recursos federais conforme os projetos e programas apresentados aos ministérios. Como exemplo, citou o túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá, obra na qual o Governo Federal entrará com metade do investimento, no valor de R$ 2,5 bilhões, enquanto o governo de São Paulo arcará com a outra metade.

O deputado questionou publicamente Tarcísio de Freitas, tido como virtual candidato da direita ao Palácio do Planalto em 2026: “Será que o governador de São Paulo reconhece isto? Seu histórico aponta noutro sentido, o da NEGAÇÃO: apoio a Trump, que ataca o Brasil e São Paulo, e apoio à anistia de golpistas que tentaram derrubar a democracia no Brasil.”

A crítica do petista reforça a tensão política entre o governo federal e o executivo paulista, além de acentuar as divergências em relação à memória democrática e às relações internacionais do Brasil.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: