Política

DEPUTADO

Magalhães lamenta a vergonha dos brasileiros com a presença de Bolsonaro em Nova Iorque

O deputado acrescentou ainda que o presidente culpou os governadores e prefeitos pela inflação e estagnação da economia porque estabeleceram a quarentena e o isolamento social

Da Redação

Quarta - 22/09/2021 às 14:36



Foto: Divulgação Cícero Magalhães
Cícero Magalhães

Em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, hoje (22), o deputado Cícero Magalhães (PT) afirmou que enquanto o Piauí atravessa a pandemia executando obras o presidente Bolsonaro vai à Conferência da ONU fazer vergonha aos brasileiros, sem estar vacinado e ainda pregando o uso da Cloroquina como medicamento contra a Covid-19. “Para aumentar a vergonha, o próprio ministro da Saúde foi diagnosticado com a Covid, um dia após fazer gestos obscenos para brasileiros em frente ao hotel onde a comitiva estava”, disse.

O deputado acrescentou ainda que o presidente culpou os governadores e prefeitos pela inflação e estagnação da economia porque estabeleceram a quarentena e o isolamento social, esquecendo que se não fossem eles a carnificina teria sido maior ainda, como desejava Bolsonaro.

Sobre a atribuição de culpa da tarifa do ICMS como responsável pelo aumento dos combustíveis, Magalhães disse que a culpa é do próprio presidente, pois o Brasil poderia refinar o seu próprio petróleo ao invés de importá-lo pagando em dólar e transferindo para os consumidores a conta da sua falta de investimentos em um setor primordial da sociedade.

Para Magalhães, o governador Wellington Dias transmite segurança na forma como administra o Estado, trabalhando dia e noite, e por essa razão foi eleito quatro vezes sempre no primeiro turno.

“Agora mesmo temos o Pró Piauí com obras em todos os 224 municípios. São poucos os estados que tem ações em todos os seus municípios. Se Wellington não fez tudo é porque é impossível. Nenhum governante consegue resolver todos os problemas”, afirmou.

APARTES - Em apartes, os deputados Henrique Pires (MDB), Ziza Carvalho (PT) e Francisco Limma (PT) enalteceram a fala de Magalhães e culparam a dolarização dos combustíveis como responsável pelos aumentos dos preços nas bombas.

Henrique Pires disse que está ultimando os detalhes de uma audiência pública sobre o preço dos combustíveis e disse que os seus convidados vão esmiuçar as razões para tantos reajustes. Ele está trazendo o ex-diretor da Petrobrás, o engenheiro químico Rogério Linassi para explicar porque os preços são tão altos, embora todos saibam que a culpa é da dolarização.

Ziza Carvalho acentuou que é uma contradição o Brasil ser quase autossuficiente na produção de petróleo e ter que importar combustíveis, o mesmo acontecendo com o agronegócio, que exporta a maior parte da produção enquanto 14 milhões de pessoas passam fome no Brasil. “O ICMS não tem qualquer culpa nesses aumentos porque a tarifa é a mesma há muitos anos”, disse.

Limma destacou que é um contrassenso o Brasil ter praticamente falido a Petrobras para que investidores estrangeiros comprassem as suas ações a preço de “bolo frito” e agora eles exigIr lucro. “Só no último ano foram R$ 42 bilhões de lucro”, enfatizou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: