Política

PROGRAMAS SOCIAIS

Luz do Povo e Gás do Povo vai alcançar mais de 1 milhão de famílias no Piauí

O governador Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias, lançaram, nesta sexta-feira (31), em Teresina, os programas federais no Piauí

Da Redação

Sexta - 31/10/2025 às 13:28



Foto: Gabriel Paulino Rafael Fonteles e Wellington Dias no lançamento de programas sociais no Piauí
Rafael Fonteles e Wellington Dias no lançamento de programas sociais no Piauí

O governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lançaram, nesta sexta-feira (31), em Teresina, os programas federais Gás do Povo e Luz do Povo. As iniciativas visam combater a pobreza energética e garantir gratuidade do gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social. Juntos, os dois programas devem contemplar cerca de 1,2 milhão de famílias no Piauí..

Apenas com o Gás do Povo, devem ser beneficiadas mais de 450 mil famílias piauienses. Para acessar o programa, o beneficiário poderá receber o valor integral do botijão de gás por cartão do Bolsa Família ou cartão social da Caixa Econômica Federal, garantindo o pagamento do valor total do produto, independentemente do preço na região. A medida assegura que famílias com quatro membros ou mais tenham direito a até seis recargas anuais, enquanto aquelas com dois ou três integrantes poderão receber até quatro. A recarga é validada eletronicamente nas revendas credenciadas, sem custo algum.

Já o Luz do Povo, que beneficia atualmente cerca de 570 mil famílias no Piauí, deve contemplar mais 200 mil. Implementado em julho deste ano, já zerou a conta de energia de cerca de 190 mil famílias. O programa assegura gratuidade da conta de energia elétrica para quem consome até 80 kWh por mês e desconto para quem consome até 120 kWh, benefício concedido automaticamente às famílias que se enquadram nos critérios e estão com o CadÚnico atualizado.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância de garantir que todos os que têm direito sejam alcançados. "Aqui nós temos dois grandes exemplos: Luz do Povo e Gás do Povo. Certamente, o Piauí fará o dever de casa para garantir às famílias que têm o direito receber esse benefício. Antes, elas precisam ser identificadas para cumprir a parte burocrática e assim consigam usufruir desses benefícios", afirmou.

Como funcionam os programas

Ambos os programas são voltados para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo, priorizando beneficiários do Bolsa Família.

  • Luz do Povo (Tarifa Social de Energia): Garante a gratuidade da energia para quem consome até 80 kWh por mês e oferece um desconto para quem consome até 120 kWh.

  • Gás do Povo (Auxílio Gás): Assegura o pagamento integral do botijão de gás, sem necessidade de complementação de valor. O pagamento é realizado por meio de aplicativo, cartão do Bolsa Família ou cartão da Caixa Econômica.

O ministro Wellington Dias ressaltou o alívio que os programas trarão para o orçamento doméstico. "Agora a pessoa recebe o botijão de gás, seja qual for o valor, e o pagamento é garantido. Também haverá gratuidade de energia para quem consome até 80 kWh. Isso representa mais dinheiro no bolso da população," disse Dias, acrescentando que a meta é alcançar todos os municípios do Piauí até março de 2026.

Fonte: Secom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: