Política

PRESIDENTE DO BRASIL

Lula afirma na ONU que democracia e soberania do Brasil são inegociáveis; vídeo

Presidente ressaltou condenação de Bolsonaro e reforça que Brasil seguirá independente e livre de tutelas externas

Da Redação

Terça - 23/09/2025 às 12:49



Foto: Agência GOV Lula na Assembleia da ONU
Lula na Assembleia da ONU

Durante discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU, nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não há justificativa para medidas unilaterais e arbitrárias contra instituições e a economia do Brasil.

“A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável. Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema direita subserviente e saudosa de antigas hegemonias. Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil. Não há pacificação com impunidade”, declarou Lula.

O presidente destacou ainda que, pela primeira vez na história do país, um ex-chefe de Estado foi condenado por tentar desestabilizar a democracia. Ele se referia à condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por crimes relacionados a tentativa de golpe e outros quatro delitos.

“Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos autocratas e àqueles que os apoiam. Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis. Seguiremos como nação independente e como povo livre de qualquer tipo de tutela. Democracias sólidas vão além do ritual eleitoral. Seu vigor pressupõe a redução das desigualdades, a garantia dos direitos mais elementares”, afirmou Lula.

O presidente também mencionou ações do deputado Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde março, buscando impor medidas de retaliação contra o Brasil. Ontem (22), Eduardo foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República, junto com o blogueiro Paulo Figueiredo, por coação, em investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Lula reforçou que a democracia brasileira e a independência do país são prioridades inegociáveis, destacando o compromisso do Brasil com a soberania nacional diante da comunidade internacional.

Assista ao discurso de Lula na Assembleia-Geral da ONU:

Mais conteúdo sobre:

#onu #lula #brasil
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: