
A juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, decidiu suspender a divulgação da Pesquisa Eleitoral nº PI-01198/2024, do Instituto Datamax. A magistrada afirmou que foi detectada irregularidade em um dos questionários, que associava o candidato Silvio Mendes (União Brasil) ao senador Ciro Nogueira (PP) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A decisão atendeu à representação protocolada pela Coligação “Teresina no Caminho Certo”, da qual Silvio Mendes faz parte. A juíza entendeu que a pesquisa, ao citar “suposto apoio” de outros políticos pode violar a paridade entre os candidatos e candidatas citados no levantamento, "pois se sabe que este tipo de pesquisa possui influência manifesta junto ao eleitorado, influenciando no processo de escolha".
Segundo a juíza, "apresentar aos entrevistados e entrevistadas alternativas de escolha que citam 'suposto apoio' de outros políticos que, até o momento, alguns deles não manifestaram esse apoio expressamente, podem macular a real intenção de voto e traz um risco de desequilíbrio da disputa".
Confira a decisão na íntegra: