Política

JUSTIÇA

José Vidal toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

Ele é vencedor do Prêmio Innovare e referência nacional na área de execuções penais

Da Redação

Sábado - 18/05/2024 às 12:05



Foto: Divulgação/TJ José Vidal de Freitas Filho
José Vidal de Freitas Filho

O juiz José Vidal de Freitas Filho tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, em solenidade nesta sexta-feira (17) . Desde o dia 2 de abril ele já atuava na parte administrativa do órgão.

Natural de Teresina, José Vidal de Freitas Filho ingressou na magistratura em 1989 e atuou em comarcas como Itaueira, Água Branca, São Raimundo Nonato e Parnaíba. Em Teresina, esteve à frente da 2ª Vara Criminal, a Vara de Execuções Penais por mais de 15 anos, onde obteve destaque nacional por sua produtividade e atuação inovadora.

No ano de 2017, conquistou o primeiro lugar na 14ª edição do Prêmio Innovare, na categoria Juiz, com a prática “Sistema de Apreciação Antecipada de Benefícios – SAAB”. Com a medida, o magistrado estabeleceu procedimentos para que os presos tenham os benefícios nas datas corretas, evitando que fiquem detidos por mais tempo do que deveriam.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, esteve na solenidade e disse que o estado recebe agora um dos melhores desembargadores.

"Hoje o Piauí recebe, eu diria um dos desembargadores melhores, preparado pela experiência, digo isso porque eu tive privilégio de conviver intensamente com o trabalho que ele desenvolveu nas missões anteriores, alguém que tem de um lado no profundo conhecimento da lei, valoriza o respeito, a lei, a estabilidade", declarou.

CARREIRA

José Vidal de Freitas Filho é natural de Teresina. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi), tem especialização em Direito Processual pela Escola Superior da Advocacia, em convênio com a Ufpi, e especialização em Direito Processual Civil pelo Instituto Camilo Filho, também em convênio com a Ufpi. Já exerceu as funções de advogado, servidor do Tribunal Regional Eleitoral, defensor público, promotor de justiça, e juiz de direito. É autor de diversos livros e já lecionou em cursos da Escola Superior da Magistratura e da Escola Judiciária Eleitoral. Ingressou na magistratura piauiense em 1989, atuando nas comarcas de Itaueira, Água Branca, São Raimundo Nonato e Parnaíba, sendo removido para Teresina em 2007, para a 2ª Vara Criminal da Capital. Atuou como juiz eleitoral e como juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí. Foi eleito desembargador do TJ-PI no dia 1º de abril de 2024.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: