![Hugo Motta](https://piauihoje.com/uploads/imagens/img-6355-1735471004.jpeg)
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), propor um acordo entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) para aumentar o número de deputados federais de 513 para 527. A ideia é uma resposta à decisão do STF para redefinir o número de parlamentares por cada estado. As informações são do jornal O Globo.
A determinação do STF levou em consideração dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pediu a redivisão do número de deputados, já que alguns estados cresceram em população, enquanto outros diminuíram. Em entrevista à Rádio Arapuan FM nesta sexta (7), Morra propôs a criação de 14 novas vagas na Câmara.
“Penso que a solução fosse um grande acordo, uma conversa com o Senado e com o Supremo para que aumentemos 14 vagas. Para que se aumente as vagas de deputado federal e ninguém perca. Tem alguns projetos falando sobre isso, mas quero me dedicar a isso nos próximos dias porque temos de fazer até junho e tenho de ter a garantia de que presidente vota no Senado. Temos de fazer o dever de casa para que isso não represente aumento do custo da Casa”, defendeu.
A Câmara dos Deputados é representada de forma proporcional à população de cada unidade da federação, com cada um tendo no mínimo oito e no máximo 70 deputados. No entanto, alguns estados alegam que o número não foi atualizado de acordo com as variações recentes no número de habitantes. A decisão do STF acatou um pedido do governo do Pará, que alega estar subrepresentado na Câmara desde 2010.
Fonte: Brasil 247