Com oito anos de vivência na Umbanda e tendo ocupado funções como cambone e pai pequeno, o zelador da Casa do Silêncio, Valciãn Calixto, lançou um curso gratuito de formação em Umbanda. A iniciativa é pioneira no Piauí e aborda temas como a formação da religião, influências africanas, mitos, legislação de proteção, uso de ervas, além de histórias de pais e mães de santo, entre outros conteúdos.
“Por diversas vezes, conversando com médiuns, muitos relatam a necessidade de estudos mais sistematizados sobre a Umbanda. Essa formação é fundamental para ampliar e difundir conhecimento, promover a harmonia religiosa, fortalecer a autoestima de ser do Axé e, claro, combater o preconceito, o racismo e a intolerância religiosa. A proposta é contribuir para a formação de uma geração de umbandistas mais consciente da história da nossa espiritualidade”, explica Valciãn.
Os encontros serão quinzenais, com duração de duas horas, das 20h às 22h, na Casa do Silêncio, localizada no conjunto Pedro Balzi, zona Sudeste de Teresina. A formação tem início em janeiro e segue até dezembro, totalizando 48 horas/aula ao longo do ano. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de participação.
Segundo Calixto, o curso é aberto a toda a sociedade. “Simpatizantes, curiosos, estudantes, universitários, artistas, formadores de opinião, influenciadores, filhos, pais e mães de santo, além de pessoas de outras crenças, todos são bem-vindos”, afirma.
Para confirmar presença, basta preencher o formulário on-line a seguir: https://forms.gle/KWLb2qHWSxgPDkir7

Fonte: Ascom