Política

COMISSÃO

Hugo Motta indica Reginaldo Lopes para comissão da MP 1357/26

Comissão analisará medida provisória que extingue a taxa das blusinhas

Teresinha Ferreira

26 de agosto de 2026 às 18:47 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • Hugo Motta anunciou Reginaldo Lopes como presidente da comissão para análise da MP 1357/26.
  • A MP 1357/26 extingue um imposto de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50.
  • Medida precisa ser votada até setembro para não perder validade.
  • Relatoria será do Senado, com votação planejada para a próxima semana.
  • Hugo Motta afirmou que o fim da taxa beneficiará milhões de brasileiros.
  • O Congresso fará um esforço concentrado começando em 31 de agosto.
  • Outras pautas discutidas incluem a PEC 221/19 e a PEC 18/25.
  • Lula destacou a importância de focar nas pautas prioritárias para a sociedade.

Agência Brasil Presidente da Câmara dos Deputados,
Presidente da Câmara dos Deputados,

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quarta-feira (26) o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) como presidente da comissão mista responsável pela análise da Medida Provisória 1357/26, que extingue a chamada taxa das blusinhas.

O anúncio ocorreu após almoço no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A MP 1357/26 suspende um imposto de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50. O texto precisa ser votado até setembro para evitar a perda de validade.

Hugo Motta destacou em uma rede social que a relatoria ficará por conta do Senado e que houve acordo para votar a matéria na próxima semana. "O fim da taxa é uma demanda da população e vai aliviar milhões de brasileiros", disse ele.

A votação da medida ocorrerá durante um esforço concentrado do Congresso Nacional, com início no dia 31 de agosto.

No mesmo encontro, foram também definidas pautas como a PEC 221/19, sobre a jornada de trabalho 6x1, e o PEC 18/25, da Segurança Pública.

Após a reunião, Lula enfatizou a importância de focar nas pautas prioritárias para a sociedade brasileira, mencionando que votar as questões acordadas é uma "prioridade do povo brasileiro".

Fonte: Agência Brasil