Política

ESTIAGEM

Governo federal reconhece situação de emergência em duas cidades do Piauí

De acordo com o as cidades piauienses enfrentam período de estiagem

Da Redação

Quarta - 17/07/2024 às 17:32



Foto: Seca
Seca

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta terça-feira (16), a situação de emergência em duas cidades piauienses, Betânia do Piauí e Coronel José Dias, por conta da estiagem. De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), cidades de outros estados também fazem parte da lista. As portarias com as medidas foram publicadas em edição do Diário Oficial da União.

Além do Piauí também enfrentam um período de estiagem.  Curaçá, Muquém do São Francisco e Remanso, na Bahia; Choró, no Ceará; Cacimba de Areia, Junco do Seridó, Livramento, São José de Caiana, Soledade, Tacima e Taperoá, na Paraíba; Moreira Sales e Terra Rica, no Paraná; Exu, em Pernambuco; e Campo Redondo, Fernando Pedroza e Japi, no Rio Grande do Norte.

Conforme o ministério, agora as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Há cerca de duas semanas o governador Rafael Fonteles, decretou situação de emergência em 106 municípios piauienses em razão da seca. A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) vai credenciar pipeiros em vários municípios do Piauí, para trabalhar em serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável apta para o consumo da população.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: