Política

Governador pede retratação de quem espalhou fake news sobre lock down no Piauí

Wellington Dias afirma que não há nenhuma decisão tomada sobre implantação de lockdown no estado

Valciãn Calixto

Terça - 12/05/2020 às 14:50



Foto: Piauihoje.com Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

Em vídeo divulgado à imprensa na tarde desta terça-feira (12), o Governador Wellington Dias demonstrou ter sido pego de surpresa ao saber que circulava nas redes sociais informação de que o Piauí teria o 'lock down', termo estrangeiro usado para confinamentos e isolamento social mais rígido, um bloqueio total da circulação desnecessária de pessoas e fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais em um momento de pandemia como a do novo coronavírus.

"Fui surpreendido enquanto estava aqui em uma reunião com o Comitê Emergencial Covid-19 com cientistas, representantes da área da Saúde e profissionais de diferentes áreas e níveis de Governo, quando foi postado em redes sociais informação de que o Piauí teria tomado decisão de lock down para determinadas localidades. Devo esclarecer que lamento isso, pois não há nenhuma decisão tomada, estávamos tratando de consultas, como fazemos toda semana para um objetivo que é garantir a eficiência do isolamento social e o trabalho de ampliar a capacidade de atendimento na rede hospitalar. É isso que vamos seguir, o que for necessário faremos com responsabilidade, transparência, comunicando corretamente a população. Quero pedir a quem fez isso que possa se retratar", disse.


Municípios dos estados do Maranhão, Pará, Ceará e bairros do Rio de Janeiro já vivem esse modelo de  confinamento total no Brasil. 

O Piauihoje.com também tentou confirmar junto ao Coordenador de Comunicação do Estado, jornalista Allisson Bacelar, informação de que o governador irá se reunir amanhã (13) com os 30 deputados estaduais para definir se é o momento ou não de decretar lock down e, se sim, em quais circunstâncias. À reportagem, o coordenador informou que a ainda não há definição sobre a agenda do governador para esta quarta-feira.

Além do governador Wellington Dias, o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho também apresentou esclarecimentos sobre os boatos de lock down no estado.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Comando Geral da PMPI, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Não existe, até o presente momento, qualquer deliberação acerca de lockdown no Estado do Piauí.

2. Que na reunião ocorrida hoje com o Secretário de Segurança e Comandantes de Batalhão não ficou decidido acerca de qualquer medida nesse sentido.

3. Tendo em vista que o texto que circula nas redes sociais não tem autoria conhecida, este Comando, considera como fake, mas mesmo assim determinou que a Corregedoria adotasse providências, a fim de elucidar o fato.

4. Reitera que o papel da PMPI, nesse momento em que vive o Estado do Piauí, é estar ao lado das autoridades constituídas e zelando pelo bem estar do nosso povo.

Lindomar Castilho Melo - Cel PM.
Comandante-Geral da PMPI.

A notícia falsa

Confira abaixo a fake news espalhada em grupos de WhatsApp sobre o bloqueio total.

Adiantar aqui a todos meus amigos, que acabei de participar de uma reunião com o secretário de segurança e Comando Geral da PMPI que vai ser decretado o lockdown nesse final de semana em todo Piauí. De maneira que vão fechar inclusive supermercados, mercadinhos e delivery. Só vão ficar as farmácias abertas. Lembrando que sexta-feira vai ser feriado, antecipado o dia do Piauí. Portanto vão fechar as fronteiras entre Piauí e Maranhão e Piauí e Ceará, apartir de sexta até Domingo. Só passarão com uma justificativa plausível. Nós Comandantes de Batalhões sugerimos só pra o próximo final de semana, haja vista a exiguidade do tempo, mas como quem manda são eles o Decreto deve tá sendo publicado ainda hj.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: