Política

Governador participa da posse da defensora pública Carla Yáscar

Na oportunidade, falou sobre os investimentos para o Piauí em várias áreas

Alinny Maria

Quinta - 30/03/2023 às 10:55



Foto: Roberto Araújo Governador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles participa, na manhã desta quinta-feira (30), da defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior. A solenidade acontece no Theatro 4 de Setembro, no centro de Teresina.

Chegando ao local, o governador falou com jornalistas e disse que está muito feliz ao prestigiar a posse da doutora Carla Yáscar. 

"Não tenho dúvida de que a Carla Yáscar vai continuar realizando um grande trabalho nesta instituição, que é forte e parceira do Executivo na defesa de pessoas de baixa renda... A Defensoria precisa se expandir e chegar a 100% dos municípios”, comentou o governador.  

Na oportunidade, Rafael Fonteles comentou sobre os R$ 3 milhões de suplementação orçamentária e financeira para a Defensoria Pública, que irá contribuir com a interiorização das atividades da instituição. 

"É o que cabe nesse ano né, claro que a gente vai discutir todos os anos junto com Assembleia Legislativa qual é o orçamento que cabe em cada um dos poderes. A Defensoria Pública precisa se expandir, precisa chegar a 100% dos municípios e portanto faz-se necessário essa suplementação orçamentária", disse o governador. 

Rafael Fonteles conversa com jornalistas/ Foto: Roberto Araújo

Rafael Fonteles também disse que Lula reinaugurou o diálogo Interfederativo e que as portas dos ministérios estão abertas para todos os entes da federação, independe da questão partidária. Ele também comentou sobre a agenda em Brasília. 

"E é claro que o Piauí, que é o estado mais lulista do brasil, não poderia ser diferente. Então tivemos agendas muito importantes no Dnit, que faz várias obras federais importantes nas rodovias nas BRs nossas, de norte a sul do estado, a duplicação da BR-316, os projetos de duplicação até Altos da 343 o alargamento da 135,  completar a BR 325 que liga agora Guaribas a Bom Jesus e várias outras ações que são feitas em conjunto com a emenda da bancada federal, em especial o senador Marcelo Castro,  também com o Ministério do Turismo. O nosso foco dessa agenda foi aumentar os recursos para o Funjetur, que é uma linha de crédito taxa subsidiadas para empreendimentos turísticos para fortalecer o nosso turismo e os empreendimentos que trabalham nesse segmento.

Por fim, o governador destacou que a agenda com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional foi importante  porque foram tratados vários temas e vários convênios federais que estão naquele ministério.

"Especialmente os perímetros irrigados do platô de Guadalupe do Tabuleiro Litorâneo, que agora será objeto de um estudo para fazer uma concessão em breve como já aconteceu no Baixinho de Irecê na Bahia, uma área até maior do que os platô de Guadalupe. Isso vai gerar investimento, vai gerar muito emprego e vai gerar uma área irrigada para produção de vários tipos de produtos especialmente a fruticultura, mas também a produção de grãos dentre outras", concluiu Rafael Fonteles.

Fonte: Flash de Roberto Araújo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: