
O deputado estadual Fábio Novo (PT) usou as redes sociais para criticar a situação do transporte público de Teresina. Na manhã desta segunda-feira (12), motoristas e cobradores deflagraram greve por tempo indeterminado, para reivindicar reajuste salarial, e melhorias em benefícios como ticket alimentação e plano de saúde.
"Acordamos com mais uma greve dos ônibus em Teresina. O mesmo filme e a mesma história! O prefeito abriu a gestão colocando mais dinheiro para as empresas! Já são quase R$ 5 milhões por mês e o serviço continua ruim. O certo seria começar rompendo com o modelo atual, criando uma Companhia Municipal, fiscalizando os serviços e exigindo boa prestação de serviços! Pasme, hoje são as empresas que se fiscalizam!", escreveu o deputado, no X (antigo Twitter).
Questionado sobre a greve dos trabalhadores, o prefeito Silvio Mendes afirmou que a Prefeitura de Teresina não tem condições financeiras de aumentar o subsídio do transporte público na capital, que atualmente é de R$ 6 milhões.
Em resposta, Fábio Novo disse que o atual prefeito "criou um monstro" no transporte público e prometeu ajustar os erros caso fosse eleito.
"Se quisesse de verdade, teria começado diferente e não alimentando ainda mais algo que não deu certo", declarou o parlamentar.
"O caminho é uma Companhia Municipal, a fiscalização feita pela prefeitura, um banco de dados e tecnologia para transparência! Assim, com custos menores e a migração para ônibus elétricos a médio prazo, teríamos tarifa zero, como já existe no metrô", defendeu Fábio Novo.