Política

ELEIÇÕES

Fábio Novo visita Cine Rex e fala de criar "corredor cultural" no Centro de Teresina

Cine Rex será desapropriado e transformado em uma Escola de Cinema e um Cinema de Rua

Da Redação

Quarta - 07/08/2024 às 14:43



Foto: Moisés Saba Fábio Novo visitou o prédio do Cine Rex, que será desapropriado
Fábio Novo visitou o prédio do Cine Rex, que será desapropriado

O deputado estadual e candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), visitou o prédio do Cine Rex, localizado na Praça Pedro II, no Centro da capital, ao lado do Theatro 4 de Setembro. Uma das propostas do candidato é um "corredor cultural" no Centro, para resgatar a movimentação e aumentar o fluxo de pessoas. O secretário de Estado de Cultura, Carlos Anchieta, acompanhou o deputado.

“Esse processo começou ainda quando a gente era secretário. Nós sempre defendemos o Cine Rex como parte de revitalização do Centro e que nós tivéssemos aqui um Corredor Cultural, abrangendo a Igreja São Benedito, os casarões na Av. Antonino Freire, o Palácio de Karnak, a Praça Pedro II, e claro, o Theatro 4 de Setembro junto com o prédio do Cine Rex, onde está sendo pensado a Escola de Cinema”, explicou Novo.

Na sexta-feira, 2 de agosto, foi publicado o decreto que declarou a utilidade pública do prédio, para fins de desapropriação. O prédio do Cine Rex, antigo e icônico cinema de Teresina, será desapropriado e transformado em uma Escola de Cinema e um Cinema de Rua, assegurando a preservação e revitalização desse patrimônio cultural piauiense.

O secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, acompanhou o candidato. Foto: Moisés Saba

Por mais de 60 anos, o Cine Rex abrigou o primeiro cinema de Teresina. Inaugurado em fevereiro de 1939, o prédio foi tombado nos anos 90 pela então Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC). Atualmente, o local está abandonado.

Outro proposta de Novo é a volta dos órgãos públicos da prefeitura para o Centro da cidade, com exceção das SAADs. A proposta segue voltada com o objetivo de ocupação do Centro de Teresina. Fábio Novo também reforçou sobre a sensação de insegurança causada pela falta de movimentação da região central.

"Quando você tem a ocupação do espaço, a sensação de segurança volta de forma automática. Então, eu penso que todos os órgãos de administração municipal, exceto as SAADs, precisam voltar para o Centro. Quando eu coloco os órgãos funcionando nessa região, eu reúno mais pessoas no Centro, revitalizando o espaço", finalizou Fábio Novo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: