Arte e Cultura

DESAPROPRIAÇÃO

Cine Rex será desapropriado e transformado em uma Escola de Cinema e um Cinema de Rua

O decreto declarando a utilidade pública do prédio, para fins de desapropriação, foi publicado no DOE na sexta-feira (2)

Dhara Leandro

Segunda - 05/08/2024 às 08:43



Foto: Reprodução Cine Rex Teresina
Cine Rex Teresina

O prédio do Cine Rex, antigo e icônico cinema de Teresina, será desapropriado e transformado em uma Escola de Cinema e um Cinema de Rua, assegurando a preservação e revitalização desse patrimônio cultural piauiense. O Cine Rex fica localizado na Praça Pedro II, no Centro da capital, ao lado do Theatro 4 de Setembro.

O governador Rafael Fonteles assinou o decreto declarando a utilidade pública do prédio, para fins de desapropriação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE), na sexta-feira (2). Além disso, o governador declarou a urgência da desapropriação do prédio, que ficará sob o gerenciamento da Secretaria de Estado da Educação.

A Declaração de Utilidade Pública (DUP) é um documento que declara que um determinado objeto será necessário para a prestação de um serviço público. A partir dessa declaração, o Poder Judiciário poderá proceder à desapropriação desse objeto ou à instituição de sua servidão administrativa. No caso de desapropriação, o proprietário da área perderá a titularidade e a posse da terra, mediante o pagamento de indenização.

O decreto de Rafael Fonteles autoriza a Procuradoria-Geral do Estado a adotar as providências necessárias à efetivação da desapropriação do prédio, por via negociada ou judicial, consignando as indenizações à conta da dotação própria no orçamento do Estado do Piauí, com o apoio técnico e logístico da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado da Administração.

Por mais de 60 anos, o Cine Rex abrigou o primeiro cinema de Teresina. Inaugurado em fevereiro de 1939, o prédio foi tombado nos anos 90 pela então Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC). Atualmente, o local está abandonado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: