
O deputado estadual Fábio Novo (PT) criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última sexta-feira (18), em uma publicação nas redes sociais, após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou buscas na residência do ex-chefe do Executivo e a imposição do uso de tornozeleira eletrônica. Para o parlamentar, Bolsonaro deixou um legado de retrocessos e atentou contra a democracia brasileira.
Segundo Fábio Novo, o governo do ex-presidente mergulhou o Brasil em crises sociais, políticas e econômicas, gerando situações dramáticas para a população. Ele relembrou episódios como pessoas disputando ossos para se alimentar, perseguição a universidades e institutos federais, cortes de verbas na educação e a extinção do Ministério da Cultura. O petista também destacou a queda do Brasil no ranking das maiores economias do mundo, passando para a 15ª posição durante a gestão Bolsonaro.
Além das críticas à condução do país, o deputado se posicionou contra a possibilidade de anistia para os apoiadores do ex-presidente que atacaram as instituições democráticas. Para ele, é fundamental que os responsáveis sejam punidos de forma exemplar. “Não cabe anistia, e sim punição exemplar para todos que devaneiam contra o Estado de Direito e nossa soberania, que nos custou caro”, afirmou Fábio Novo.
O parlamentar defendeu ainda que Bolsonaro, derrotado nas urnas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tentou impor um golpe contra a democracia ao não aceitar o resultado das eleições e estimular ações golpistas.
Fonte: Reprodução